Já são conhecidos os adversários das equipas portuguesas naquela que será uma edição histórica da Champions. Esta será a primeira vez que o formato da prova rainha da UEFA será disputada em formato de liga e não vários grupos. Cada equipa irá disputar oito jogos na fase inicial, quatro em casa e outros tantos no papel de visitante. Quis o sorteio, com recurso a computador, que Sporting e Benfica tivessem sorte diferente. Pelo menos no plano teórico.
O Sporting, campeão nacional em título, estava no pote 3 do sorteio. A equipa de Rúben Amorim irá receber em Alvalade os tubarões Manchester City e Arsenal, ambas de Inglaterra. E ainda os franceses do Lille e os italianos do Bolonha. No que a visitas diz respeito, os leões vão à Alemanha defrontar o Leipzig. Bem como à Bélgica para se bater com o Club Brugge. E ainda ao Países Baixos para defrontar o PSV e à Áustria para se bater com o Sturm Graz.
Benfica com grupo teoricamente mais complicado
Já o Benfica tem uma missão mais complicada. Na Luz, e equipa treinada por Roger Schmidt irá receber os espanhóis do Barcelona e do Atlético de Madrid. Bem como os neerlandeses do Feyenoord e os italianos do Bolonha. No papel de visitante, os encarnados vão à Alemanha defrontar o Bayern Munique e a Itália para se bater com a Juventus. E ainda à Sérvia para tentar superar o Estrela Vermelha e ao Mónaco.
Quantas equipas são apuradas?
No novo formato da Champions, apenas as oito melhores equipas seguem para a fase a eliminar. Aquelas que se classificarem entre o 9.º e o 24.º lugar disputam um play-off a duas mãos para saber quem segue igualmente para os oitavos de final. As equipas que ficarem do 25.º lugar para baixo são eliminadas. Sendo que, ao contrário do que acontecia em épocas anteriores, não seguem para a Liga Europa. A partir dos oitavos de final, tudo volta a ser como todos conhecem a competição. Ou seja, com eliminatórias disputadas a duas mãos.
Foto: Shutterstock