Solskjaer, “baby faced assassin” volta ao United por empréstimo para suceder a Mourinho

Solskjaer, “baby faced assassin” volta ao United por empréstimo para suceder a Mourinho

Desporto

Solskjaer, “baby faced assassin” volta ao United por empréstimo para suceder a Mourinho

Ole Gunnar Solskjaer é um dos melhores avançados da história do clube inglês e fará a transição até à chegada de um novo treinador.

Artigo de Bruno Seruca

19-12-2018

O Manchester United necessitou de poucas horas para encontrar um substituto para José Mourinho. E a chegada do novo treinador está a ser marcada por momentos caricatos, a começar pelo anúncio. Pouco tempo depois de anunciar a saída do português, o clube partilhou nas redes sociais a chegada de Ole Gunnar Solskjaer, treinador norueguês que brilhou com a camisola do United. A publicação acabaria por ser apagada e só hoje (19) é que chegou a confirmação oficial.

 

 

Mas as curiosidades não se ficam por aqui. É que o treinador norueguês regressa ao Manchester United por empréstimo dos noruegueses do Molde FK. E é aqui que o negócio ganha contornos pouco comuns por não ser hábito o empréstimo de técnicos. “Que o Manchester United peça ao Molde para emprestar o treinador é, por si só, um evento. Esta é uma grande oportunidade para o Molde, pensamos que vai ajudar a desenvolver e a colocar o clube no mapa do futebol”, explica Øystein Neerland, diretor-executivo do clube.

“É uma oportunidade que tinha de aproveitar”

Por sua vez, Solskjaer também já falou enquanto novo treinador do seu antigo clube. “É uma oportunidade que tinha de aproveitar. Estou ansioso por liderar o Manchester United. Mas vou acompanhar de perto o que acontece em casa. Temos a época planeada, ponto por ponto, e temos esperança de fazer uma boa temporada. Quero ainda agradecer ao clube pela oportunidade”, disse.

É de prever que a estadia do norueguês em Inglaterra não vá além do final da época. E a imprensa britânica reduz a lista do futuro treinador do Manchester United a dois nomes. O primeiro é o de Zinedine Zidane, que está no desemprego desde que abandonou o Real Madrid. A outra hipótese é Mauricio Pochettino, o atual treinador do Tottenham que goza de grande popularidade na Premier League.

Regresso do baby faced assassin

Ole Gunnar Solskjaer regressa a uma casa que bem conhece. Aquele que ficou conhecido como “baby faced assassin” (devido à cara de adolescente e pelos golos que marcava) assinou pelo Manchester United em 1996, igualmente proveniente do Molde FK. E por lá ficou até 2007, ano em que terminou a carreira. Na memória dos adeptos ainda estão bem presentes os 123 golos em 359 golos. Principalmente aquele marcado na épica final da Liga dos Campeões de 1999, quando o Manchester United derrotou o Bayern Munique com dois golos marcados nos descontos depois de ter estado a perder desde os 6 minutos de jogo.

 

 

Além da Liga dos Campeões, o avançado norueguês foi campeão inglês em seis ocasiões. Também conquistou duas Taças de Inglaterra e, entre outras conquistas, foi eleito o melhor jogador do ano em uma ocasião.

Enquanto treinador, Solskjaer orientou a equipa Sub-23 do Manchester United e ainda o Cardiff e também o Molde FK. Treinar a equipa principal do Manchester United, num dos piores momentos dos últimos anos, é o primeiro grande desafio de Solskjaer.

Fotos: Molde FK

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

19-12-2018



RELACIONADOS