Segundo lugar com direito a despromoção, adepto banido usa grua e portugueses sobem de divisão

Segundo lugar com direito a despromoção, adepto banido usa grua e portugueses sobem de divisão

Desporto

Segundo lugar com direito a despromoção, adepto banido usa grua e portugueses sobem de divisão

Do País de Gales chega a história do clube que ficou em segundo lugar mas acaba despromovido. Na Turquia um adepto banido do estádio alugou uma grua para apoiar a equipa e na Holanda são os jogadores portugueses que fazem história.

Artigo de Bruno Seruca

30-04-2018

Aquilo que tinha tudo para ser uma classificação de sonho está a transformar-se num pesadelo para o Bangor City FC. O clube galês terminou o campeonato num honroso segunda lugar. Algo que, em condições normais daria acesso às pré-eliminatórias das competições europeias. Mas o clube acabou despromovido para o escalão inferior.

Tudo porque a Associação de Futebol do País de Gales recusou a licença financeira que faria com que o clube pudesse voltar a participar no principal campeonato de futebol do país. Aquilo que tinha tudo para ser uma época de sonho transformou-se em algo histórico para o clube pois desde 1992 (ano de fundação) que disputava a principal competição nacional. Não existe uma explicação oficial para a decisão mas diz-se que está relacionado com o facto de o clube não especificar a origem do dinheiro que tem sido investido no emblema nos tempos mais recentes.

Apoio numa grua

E se existem clubes que são excluídos de campeonatos, existem também adpetos que são banidos de estádios. Foi o que aconteceu a um fiel apoiante do Denizlispor, que está proibido de entrar no estádio do clube turco durante um ano. Algo que não o impediu de apoiar o clube do coração, que disputa a segunda divisão turca.

O homem alugou uma grua de modo a poder apoiar, ainda que de fora do estádio, o Denizlispor. A equipa acabou por ganhar por 5-0, mas as autoridades retiraram o adepto do local. O que não impede que tenha feito história no que ao fanatismo turco diz respeito.

Portugueses fazem história na Holanda

Mas nem só de exclusões e despromoções é feito o futebol europeu. Que o digam os cinco portugueses que fazem parte do Fortuna Sittard. O clube holandês está de volta ao principal escalão nacional, algo que não acontecia há 16 anos. Mica Pinto, Lisandro Semedo, André Vidigal e Miguel Santos são os jogadores que contribuíram para a história promoção. O mérito tem ainda de ser distribuído por Cláudio Braga, treinador português que assumiu o comando do clube à 25ª jornada, quando o Fortuna Sittard estava a cinco pontos da subida.

Fotos: Reprodução Instagram e DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

30-04-2018



RELACIONADOS