Sadio Mané tem sido a figura em maior destaque no fulgurante início de temporada do FC Liverpool, aproveitando um certo apagamento de Mohamed Salah, a grande estrela da equipa. O extremo esquerdo senegalês é o jogador mais utilizado (773 minutos em nove jogos) e o melhor marcador da equipa, com quatro golos, em igualdade com o “renascido” Daniel Sturridge.
Mané bisou na vitória diante do West Ham e marcou ainda um golo ao Crystal Palace e ao Leicester FC, todos encontros a contar para o campeonato inglês. Esta quarta-feira procura a estreia a marcar nesta edição da Liga dos Campeões, na visita ao terreno do SSC Nápoles, depois de ter ficado em branco no jogo com o PSG. E apesar de não ter faturado diante dos franceses, não deixou de estar em grande plano. Inclusivamente, partiu os rins a Neymar, num dos lances mais espetaculares da partida.
O Liverpool FC lidera a Liga inglesa, em igualdade com o Manchester City e na Europa a vitória por 3-2 diante do PSG foi um excelente início, naquele que é o autêntico grupo da morte, que conta igualmente com o já referido SSC Nápoles. Esta quarta-feira espera-se mais um grande espetáculo no San Paolo, depois do Liverpool-PSG ter sido provavelmente o mais excitante jogo da primeira jornada.
Sadio Mané também marca pontos fora do campo
Fora do campo, Sadio Mané também esteve recentemente em destaque, num gesto muito apreciado que correu mundo. Após o jogo entre o Liverpool e o Leicester FC, em que marcou o primeiro golo, foi filmado a limpar uma casa de banho de uma mesquita local. De resto, ele é conhecido por ser um homem bastante religioso.
E há alguns meses, enviou 300 camisolas do Liverpool FC para os adeptos da aldeia onde nasceu, Bambali, no sul do Senegal. “Há dois mil habitantes lá, muitos já têm camisolas do Liverpool, mas comprei mais 300 e enviei-as, para que possam usá-las quando estiverem a ver a final da Liga dos Campeões”, contou o jogador. De resto, Mané não esquece os amigos e os familiares que ainda residem em Bambali. “A minha mãe e o meu tio ainda vivem lá… Todos vão ver o jogo, nesse dia ninguém trabalha”, acrescentou.
Os sapatos rotos quando prestou provas
Gestos como os referidos atrás parecem provar que o avançado não esqueceu as raízes humildes. A família era pobre e nem sequer tinha dinheiro para lhe comprar sapatos. Tinha 10 anos quando pela primeira vez prestou provas num clube, em Dakar, capital do seu país e levou uns sapatos completamente rotos e uns calções tão curtos que mais pareciam umas cuecas. “Que sapatos são esses? Não tens calções de futebol?”, perguntou-lhe o treinador que o ia avaliar na Académie Génération Foot. Mas a verdade é que Mane destacou-se e acabou por ficar.
Pais achavam que o futebol era perda de tempo
Os seus pais venderam os poucos bens que tinham para custear a viagem do filho para Dakar e pagar à família que o acolheu nos primeiros anos na capital senegalesa. Curiosamente, apesar deste esforço financeiro, Mané viria a revelar anos mais tarde que os progenitores não queriam que ele perdesse tempo com o futebol. “Os meus pais achavam que eu deveria estudar para me tornar professor e diziam-me que o futebol era uma perda de tempo e que eu nunca conseguiria ser profissional. Eu sempre lhes disse que esse seria o único trabalho que me permitiria ajudá-los. E assim foi”, sublinhou.
Em Dakar, as saudades de casa eram grandes, mas dentro de campo não se notava e marcou 131 golos nas duas primeiras temporadas na Académie Géneration Foot, onde se manteve até aos 17 anos, altura em que o FC Metz ouviu falar do seu grande talento e não hesitou em o ir buscar, depois de o ter observado.
Primeiros tempos difíceis em França
Pouco depois de chegar ao clube francês, teve uma lesão grave e não estava propriamente feliz. “Imaginem o que é para um miúdo daquela idade estar lesionado, sozinho, numa cidade desconhecida, num país com costumes muito diferentes dos da sua aldeia, a sofrer com o frio e sem dinheiro para voltar para casa. Mas mantive-me forte e lembrei-me que o meu sonho era tornar-me jogador de futebol profissional “, confessou
Estreou-se na equipa principal do FC Metz em 2011/12, com apenas 18 anos e realizou 17 partidas nessa época. Ainda iniciou a temporada seguinte, mas no mercado de verão transferiu-se para o Red Bull Salzburg. Afirmou-se rapidamente como um dos melhores jogadores do futebol austríaco, tendo marcado 19 golos oficiais na temporada de estreia e 23 na seguinte.
Uma estrela em Inglaterra
No verão de 2014, o Southampton FC pagou qualquer coisa como 23 milhões de euros pelo seu passe. Fez 26 golos em duas épocas e mereceu a transferência para o Liverpool FC em julho de 2016, por 41 milhões de euros.
Em Anfiled, Mane confirmou-se como um dos extremos do futebol mundial que melhor finaliza, costumando aparecer muitas vezes em posições mais centrais. Depois dos 13 golos que obteve na temporada de estreia em Anfield, fez 20 na época transata e vai bem lançado em 2018/19, com quatro golos.
Klopp destaca autoconfiança
Jürgen Klopp, o carismático treinador do Liverpool FC, está maravilhado com o futebol que o craque senagalês tem apresentado e principalmente com a sua autoconfiança, fazendo a comparação com o que sucedeu na época passada.
“O Sadio começou muito bem no último ano e estava numa forma fantástica, mas depois veio o jogo com o Manchester City, em que ele teve azar ao ver o cartão vermelho, o que travou a sua progressão. Ainda por cima, depois teve uma lesão, mas este ano tudo lhe tem corrido bem e está muito mais confiante. Ele agora está realmente seguro da sua grande qualidade. Acho que ele se consciencializou ‘uau, sou assim tão bom?’ O Sadio é um jogador muito consistente para nós e trabalha muito para a equipa em termos defensivos”, realçou ainda o técnico alemão.
Polémica com os fãs de Salah
Para muitos adeptos do futebol, Mane forma com Firmino e Salah o melhor trio atacante da atualidade. Ainda assim, nem tudo corre sobre rodas, pelo menos a avaliar pela reação de inúmeros fãs de Salah, que inundaram as redes sociais de Mané com críticas, acusando-o de ser egoísta e de não passar a bola ao egípcio. Tudo aconteceu na sequência de um lance no recente jogo com o Tottenham, em que o senegalês preferiu rematar, em vez de fazer a assistência para o seu colega de equipa, que estava melhor colocado. Possivelmente, tudo não terá passado de mais uma polémica sem sentido nas redes sociais, pois não são conhecidos problemas entre os dois craques.
Real Madrid atento
Entretanto, em julho último, surgiram notícias a respeito do interesse do Real Madrid em Sadio Mané, que garantiu não ter sido contactado. “Foram apenas rumores e continuo a ser jogador do Liverpool. Claro que o Real Madrid é uma grande equipa, mas estou concentrada no meu clube”, afirmou. Com contrato com os “reds” até julho de 2021, quem quiser contratá-lo terá certamente de abrir os cordões à bolsa.