Primeiro, foi a notícia do despedimento de Erik ten Hag do comando técnico do Manchester United. Rapidamente começaram os rumores sobre os candidatos a ocupar o lugar deixado livre com a saída do treinador neerlandês. E, como vinha sendo hábito, destacou-se o nome de Rúben Amorim. Que já tinha sido associado ao Liverpool, que foi dado como quase certo no West Ham e que estava a ser dado como principal candidato ao Manchester City caso Pep Guardiola deixasse o clube no final da temporada. Até porque, a partir de 2025/25, Hugo Viana será o diretor desportivo dos citizens. Mas afinal, Rúben Amorim deixa o Sporting para se mudar para o Manchester United.
Leia ainda: Inteligência Artificial recomenda português para novo treinador do Manchester United
Diana Cu de Melancia e Itsxlilix puxam por Benfica e Sporting
De acordo com informações avançadas pelo Daily Star, Rúben Amorim já aceitou ser o novo treinador do Manchester United. Sendo que neste momento só faltará acertar a compensação financeira para o treinador português deixar os leões. Caso não exista nenhum acordo, que poderá envolver, por exemplo, jogadores, os red devils vão ter de pagar 10 milhões de euros ao Sporting. Algo que, salienta o tabloide, não é um obstáculo ao negócio. De salientar que a cláusula de saída de Rúben Amorim do Sporting tem três valores: 30 milhões para clubes portugueses. 20 para a maioria dos clubes estrangeiros. E 10 para colossos europeus, como é o caso do Manchester United.
Ida para o Manchester United em tudo semelhante à chegada ao Sporting
Um dos motivos avançados para a contratação de Rúben Amorim faz recordar a chegada do treinador ao Sporting em março de 2020. Na altura, especulou-se que Frederico Varandas antecipou-se ao Benfica, que poderia avançar para a contratação do antigo jogador dos encarnados. Agora, diz-se em Inglaterra que o Manchester United quer assim antecipar-se ao Manchester City. Assegurando no imediato um treinador no qual depositam total confiança para devolver a equipa às conquistas.
Duas transferências, 22 milhões de euros
As últimas duas mudanças de clube de Rúben Amorim movimentaram, caso não exista acordo com o Manchester United, 22 milhões de euros. Curiosamente, saiu mais caro ao Sporting contratar o treinador ao Braga (12 milhões) do que ao Manchester United resgatar o técnico aos leões. É também um dado curioso que Rúben Amorim já tenha movimentado muito mais dinheiro como treinador (e a carreira ainda é curta) do que em todo o percurso enquanto jogador. Aliás, o Transfermarkt destaca apenas o milhão de euros que o Benfica pagou ao Belenenses, no verão de 2008, para contratar o médio.
Data de estreia em Old Trafford
Rúben Amorim já tem data de estreia enquanto treinador do Manchester United. Avança o jornalista Fabrizio Romano que Ruud van Nistelrooy irá manter-se como treinador interino dos red devils até 11 de novembro. É então que chega o treinaodor português, que irá fazer a estreia a 24 de novembro, frente ao Ipswich Town. O Sporting irá receber os 10 milhões da cláusula de rescisão de Rúben Amorim mais um milhão de euros referente á libertação de outros membros do staff leonino. O clube inglês aceitou também deixar o treinador português permanecer no Sporting durante os próximos três jogos.
Fotos: Reprodução Instagram