Rúben Amorim, o benfiquista fanático que passa a terceiro treinador mais caro de sempre no Sporting

Rúben Amorim, o benfiquista fanático que passa a terceiro treinador mais caro de sempre no Sporting

Desporto

Rúben Amorim, o benfiquista fanático que passa a terceiro treinador mais caro de sempre no Sporting

Depois de ter comandado o Braga em apenas 13 jogos, Rúben Amorim chega ao Sporting por valores astronómicos. Aquele que se vê como futuro treinador do Benfica está a ser criticado por alguns adeptos leoninos.

Artigo de Bruno Seruca

04-03-2020

À passagem da 23ª jornada do campeonato, o Sporting prepara-se para apresentar o quarto treinador da época. Depois da saída de Silas, será Rúben Amorim a orientar a equipa verde e branca, sendo o homem escolhido por Frederico Varandas para tentar recolocar os leões na órbita dos títulos. Aquela que poderia ser apenas mais uma transferência, está a dar que falar. E pelos mais diversos motivos.

Terceira transferências de treinadores mais cara de sempre

A começar, pelo valor envolvido. Rúben Amorim, que tem apenas 13 jogos ao comando do Braga e que só tem o nível II (é necessário o IV para ser treinador principal), chega ao Sporting depois de Frederico Varandas pagar 10 milhões de euros aos bracarenses. Este era o valor da cláusula de rescisão do técnico, do qual António Salvador, presidente dos arsenalistas não abdicou. E que faz com que seja o terceiro treinador mais caro da história do futebol.

Aproveite já este bónus de 50 euros para apostar. Registe-se aqui

Sendo apenas superado por André Villas-Boas, que trocou o Porto pelo Chelsea por 15 milhões de euros. E ainda por Brendan Rodgers, por quem o Leicester pagou 10,3 milhões de euros para contratar o treinador aos escoceses do Celtic. Outro valor que está a ser bastante comentado é o do ordenado que Rúben Amorim, de apenas 35 anos, irá auferir no Sporting. De acordo com diversas notícias, o valor irá oscilar entre os 2,5 e os 3 milhões de euros por época.

A apresentação de Braithwaite no Barcelona não correu bem…

Criticado pela Juventude Leonina

Estes números estão a ser alvo de duras críticas por parte de muitos adeptos leoninos. Como é o caso da Juventude Leonina, a principal claque do clube. “Está à vista de todos, que esta direção está num desnorte completo, sem rumo, sem soluções, é de um amadorismo puro. O amadorismo é tal, que tem de ser o treinador Silas a divulgar a sua saída e a vinda de Ruben Amorim, isto é o bater no fundo”, poder ler-se na conta Instagram da Juve Leo. “Só nos resta dar uma palavra de apoio ao Silas, que acreditamos que teria sido um grande treinador, caso tivesse uma direção à altura. Em relação a Rúben Amorim, a confirmar-se os valores que se fala de 6 Milhões, mais 3 jogadores, perguntamos, o que ganhou Rúben Amorim? Que provas dadas tem? 2 meses de Liga? Só resta uma solução…Demissão!”, acrescentam.

“Vejo-me a treinar o Benfica, o que será treinar um grande clube mundial”

Outro factor que poderá não jogar a favor de Rúbem Amorim em Alvalade é a paixão assumida pelo Benfica, clube onde passou grande parte da carreira de jogador. “A minha mãe e o meu pai são benfiquistas e iam muitas vezes ao estádio. Já tinham essa cultura de ir ao estádio e eu apanhei-a. Eu e o meu irmão ficámos fanáticos pelo Benfica”, disse durante uma entrevista a Rui Unas para o programa Maluco Beleza. Já em conversa com o Tribuna Expresso também tinha revelado um forte sentimento em relação aos encarnados. “Assinei pelo Benfica com o coração. Naquela altura, ia ganhar mais num clube alemão do que alguma vez ganhei no Benfica”, revelou. Sendo que durante esta conversa assumiu também ver-se como futuro treinador do clube.

Leia ainda: 5 razões para escolher o seu site de apostas de eleição

Numa altura em que tinha apenas 32 anos e dava os primeiros passos na vida de treinador, Rúben Amorim também já antecipava a possibilidade de treinar um adversário direto do Benfica. “É certo que um treinador tem que ter as portas abertas em todo o lado, mas, a meu ver, é preferível ser sincero com as pessoas, porque se for treinar um clube qualquer que seja adversário direto do Benfica, acho que as pessoas preferem que diga ‘sou do Benfica, mas sou profissional’, do que estar a dizer que era um boato. Já joguei contra o Benfica mil vezes, mesmo emprestado, e toda a gente sabe que, quando chega o momento, separo as águas. Agora, vejo-me a treinar o Benfica, o que será treinar um grande clube mundial”, dizia.

Números impressionantes

Polémicas à parte, Rúben Amorim chega a Alvalade com uma carreira que tem tanto de curta como de impressionante. Ao serviço da equipa principal do Braga (também passou pela formação B dos bracarenses e pelo Casa Pia) participou em apenas 13 jogos. Destes, perdeu apenas dois, ambos frente ao Rangers, para a Liga Europa. Conta ainda com um empate frente ao Gil Vicente e uma dezena de vitórias. Tendo derrotado o Porto (em duas ocasiões), Sporting e Benfica. Conquistou ainda uma Taça da Liga pelo Braga.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-03-2020



RELACIONADOS