Ronaldinho e o mito do Estrela da Amadora

Ronaldinho e o mito do Estrela da Amadora

Desporto

Ronaldinho e o mito do Estrela da Amadora

Jogador pendura as chuteiras aos 37 anos. E o paraeles revela a verdade sobre o mito de Ronaldinho ter estado perto de jogar no Estrela da Amadora.

Artigo de Bruno Seruca

17-01-2018

Todos sabemos que as carreiras não são eternas. Mas isto não impede os adeptos do futebol de revelarem a sua tristeza sempre que uma lenda do futebol decide acabar a carreira. O que aconteceu com Ronaldinho Gaúcho. O «dentuças» colocou um ponto final na carreira de jogador. Quem o confirmou foi o irmão e empresário, Roberto Assis. «Ele parou. Acabou», disse. Revelando que as festas de despedida estão guardadas para o o verão. «Vamos fazer algo em grande, depois do Mundial-2018, provavelmente em agosto. Vamos fazer vários eventos no Brasil, Europa e Ásia e claro, com a seleção», acrescentou.

O ponto final da carreira de Ronaldinho Gaúcho foi escrito no Fluminense, onde fez apenas nove jogos. Passou ainda, no Brasil, pelo Grémio – onde se deu a conhecer – Flamengo e Atlético Mineiro. Na América do Sul representou ainda os mexicanos do Querétaro. Na Europa brilhou com as camisolas do Paris Saint-Germain e do Milan. Sendo que os melhores momentos no Velho continente foram vividos com a camisola do Barcelona. Ao serviço dos catalães marcou 108 golos em 249 jogos. Ronaldinho Gaúcho acaba a carreira com uns impressionantes 315 golos em 835 jogos.

 

Existe o mito de que Ronaldinho Gaúcho esteve para jogar em Portugal.

 

Ronaldinho Gaúcho termina a carreira com diversos títulos coletivos e com dezenas de distinções individuais. Sendo que o grande destaque vai para as duas Bolas de Ouro. O jogador brasileiro foi ainda nomeado Embaixador do Desporto e Paz pela Organização das Nações Unidas. A «World Soccer» destacou o brasileiro como melhor jogador da década, prémio atribuído em 2009. Há até quem defenda que é melhor jogador do que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

 

 

A carreira que agora chega ao fim fica marcada por um rumor que liga Ronaldinho Gaúcho a Portugal. O irmão do jogador e empresário passou por Portugal. Quando ainda era jogador, Roberto Assis brilhou com a camisola do Estrela da Amadora e, mais tarde, com a do Sporting. Durante muitos anos espalhou-se o rumor de que o então pequeno Ronaldinho Gaúcho tinha estado a treinar – ainda com idade de júnior – no Estrela da Amadora. Mas que tinha acabado por não assinar com o clube da Reboleira. Tudo não passa de um boato infundado. E quem o garante é o próprio Roberto Assis.

«É uma grande fantasia. Ele esteve comigo na Suíça mas nunca em Portugal», revela Roberto Assis. Que lamenta que o irmão nunca tenha chegado a experimentar o campeonato português. «Ficava muito feliz se isso tivesse acontecido pois adoro Portugal, é um país maravilhoso», refere. Na época, e na altura desta conversa Ronaldinho Gaúcho ainda representava o Barcelona, Roberto Assis expressava a vontade de que o irmão jogasse em Portugal antes de terminar a carreira. «Não consigo imaginar o fim da carreira dele mas Portugal tem todas as condições para o receber.» Algo que nunca chegou a acontecer.

Fotos: DR

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

17-01-2018



RELACIONADOS