Rodinei, o inesperado protagonista do polémico jogo do título do campeonato brasileiro

Rodinei, o inesperado protagonista do polémico jogo do título do campeonato brasileiro

Desporto

Rodinei, o inesperado protagonista do polémico jogo do título do campeonato brasileiro

Emprestado ao Internacional pelo Flamengo, Rodinei foi expulso depois de um adepto pagar 153 mil euros para que pudesse defrontar os rubro-negros.

Artigo de Bruno Seruca

22-02-2021

O Flamengo está a um jogo de revalidar o título de campeão brasileiro depois de ter derrotado o Internacional, clube que ocupava a primeira posição antes do confronto entre as duas equipas. Este jogo fica marcado por Rodinei, defesa-direito que representa o Internacional por empréstimo do Flamengo. Mas antes de falar do jogo do título, é necessário recuar um pouco no tempo.

Leia ainda: Sebastían Abreu: 44 anos, 30 clubes e uma carreira que está para durar

Depois de um jejum de dez anos, em 2019 o Flamengo voltou a ser campeão brasileiro. No plantel treinado por Jorge Jesus estava Rodinei, habitual suplente de Rafinha. Apesar deste estatuto, o jogador era bastante acarinhado pelos adeptos e foi um dos que mais vibrou com a conquista do brasileirão. O treinador português abandonou o clube para regressar a Portugal e o jogador deixou o Flamengo na esperança de somar mais minutos. A opção foi um empréstimo, com uma cláusula de opção de compra de quatro milhões de euros, ao Internacional.

Rodinei foi campeão pelo Flamengo de Jorge Jesus

Quando Rodinei aceitou este desafio estava longe de imaginar que os dois clubes chegariam à penúltima jornada do campeonato com a possibilidade de conquistar o título. Eis que nos deparamos com o primeiro problema. Por estar emprestado pelo Flamengo, o jogador só poderia defrontar os rubro-negros no Maracanã mediante o pagamento de 153 mil euros. Problema que acabou resolvido por um adepto. “O Internacional informa que recebeu a doação de 1 milhão de reais de Elusmar Maggi Scheffer. O torcedor colorado, morador de Cuiabá, assinou o termo que repassa o valor ao clube sem qualquer tipo de contrapartida. O nosso mais sincero agradecimento”, publicou o clube nas redes sociais. O empresário pagou assim os 153 mil euros que permitiam que Abel Braga pudesse utilizar Rodinei no jogo do título.

Expulsão polémica

Até que chegamos ao jogo jogado. E as coisas até começaram bem para o Internacional. Num dos primeiros ataques da equipa é assinalada uma grande penalidade convertida por Edenílson. Os adeptos começavam a sonhar ainda mais com o título que escapa ao clube desde 1979. Arrascaeta acabou por empatar o jogo e 1-1 foi o resultado com que as equipas chegaram ao intervalo. Até que aos 49 minutos acontece o lance mais polémico do jogo. Rodinei tem uma entrada bastante dura e é expulso com um vermelho direto. O Flamengo passou a dominar o jogo e chegou à vitória que deixou os rubro-negros perto da revalidação do título.

Veja também: Época mais negra da história do Colo-Colo acaba com ameaças de morte aos jogadores

No final da partida foram feitas muitas acusações ao trabalho de Raphael Claus, o árbitro do encontro. “Acho Claus um dos três melhores árbitros do país, mas as imagens que vi no vestiário… inclusive em jogos do Flamengo apitados por ele. São situações muito mais claras em que ele deu o amarelo”, disse Abel Braga. Que também criticou o número de pessoas presentes no Maracanã num jogo à porta fechada devido à pandemia de coronavírus.

Futuro indefinido e adepto volta a acenar com dinheiro

No meio de toda esta confusão está Rodinei. Emprestado ao Internacional até maio de 2021, o jogador brasileiro ainda não tem o futuro definido. O que é certo é que voltou, tal como tinha acontecido no Flamengo, a contar com o apoio dos adeptos. No regresso da equipa a Porto Alegre, o defesa foi bastante acarinhado pelos adeptos que receberam a equipa. É importante voltar ainda a falar de Elusmar Maggi Scheffer. Depois de pagar para que Rodinei pudesse jogar, o empresário já fez saber que irá falar com os advogados para saber quais os procedimentos para oferecer um prémio de jogo ao São Paulo para derrotar o Flamengo, permitindo assim que o Internacional se sagre campeão. Algo que não será problema para uma das famílias mais ricas do Brasil.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

22-02-2021



RELACIONADOS