Roberto Carlos marcou o melhor livre de sempre há 22 anos

Roberto Carlos marcou o melhor livre de sempre há 22 anos

Desporto

Roberto Carlos marcou o melhor livre de sempre há 22 anos

O incrível golo de livre que Roberto Carlos marcou frente à França faz 22 anos.

Artigo de Hugo Mesquita

03-06-2019

O golo de livre que Roberto Carlos marcou à França em 1997 é daqueles que ficarão para sempre na história. Um verdadeiro “charuto” que surpreendeu tudo e todos, até mesmo o lateral esquerdo brasileiro. Ele que, muitas vezes, descreveu o como um autêntico “milagre”. Uma descrição justa tal foi o efeito que a bola deu antes de entrar nas redes da Fabien Barthez.

Leia também: Jürgen Klopp, o treinador que acorda gigantes e tem azar nas finais

Foi num torneio de verão entre seleções que servia de preparação para o Mundial do ano seguinte, em França, que Roberto Carlos desferiu o potente remate. Anfitriões, brasileiros, ingleses e italianos defrontaram-se em várias cidades francesas, numa prova que ficou conhecida como “Tornoi de France” (“Torneio de França”, em português).

O jogo em questão opôs França e o Brasil, a 3 de junho, em Lyon, há 22 anos. Foi ao vigésimo primeiro minuto que o árbitro da partida, o dinamarquês Kim Milton Nielsen, marcou um livro a favor dos brasileiros a 35 metros da baliza. Uma distância considerável em que, regra geral, o jogador opta por cruzar para a área.

Veja o livre de Roberto Carlos:

“Eu não sei como fiz aquilo. Chutei e pronto”

Roberto Carlos encheu-se de confiança e com o seu potente pé esquerdo desferiu um remate indefensável. Que ainda hoje é um caso de estudo, tal foi a trajetória da bola, que parece desafiar as leis da física. A bola contorna a barreira francesa e surpreende por completo Fabien Barthez. Estava escrita história, um verdadeiro “Puskas”, num tempo em que o prémio que distingue o melhor golo do ano ainda não existia.

Leia ainda: Llançà, a equipa que celebrou promoção com stripper no balneário

O defesa esquerdo brasileiro já abordou o golo em várias entrevistas.”Eu não sei como fiz aquilo. Chutei e pronto”, disse numa entrevista ao The Sun. “Eu treinava muitos os livres e os jogadores de hoje em dia precisam de treinar mais, mas acredito que há jogadores com qualidade suficiente para marcar golos semelhantes”, disse na mesma entrevista.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

03-06-2019



RELACIONADOS