A Fórmula 1 é uma das modalidades mais propícias a grandes rivalidades. Curiosamente, muitas das vezes essas rivalidades surgem no seio da mesma equipa, muito por culpa da disputa pelo lugar de piloto principal das escuderias. Quem viu o filme de Ron Howard “Rush – Duelo de Rivais”, de 2013, ficou a conhecer melhor uma das maiores rivalidades de sempre da F1, entre Niki Lauda e James Hunt, mas muitas outras existiram.
Senna-Prost. Uma das maiores rivalidades da história da F1 foi protagonizada por Ayrton Senna, quando o brasileiro dividiu as ‘boxes’ da McLaren com o francês Alain Prost. A popularidade do piloto brasileiro e suposta “preferência” dada pela escuderia não foi bem aceite por Prost. O verniz estalou em 1989 quando o francês forçou uma colisão com Senna, no GP do Japão, que tirou ao brasileiro a possibilidade de chegar ao título (Prost venceu o Mundial desse ano).O brasileiro ainda conseguiu completar a corrida no primeiro lugar, mas foi desclassificado injustamente.
Villeneuve-Pironi. Esta rivalidade também surgiu no seio da mesma equipa, neste caso na Ferrari. A inimizade surgiu em 1982, no GP de Ímola, a escuderia do cavalo rompante pediu aos dois pilotos para manterem posição e não corressem riscos na busca da vitória. Villeneuve acedeu ao pedido mas Pironi não. Ultrapassou o piloto do Canadá e venceu o grande prémio. Os dois nunca mais se falaram.
Hamilton-Alonso. Mais uma rivalidade na McLaren com dois pilotos que ainda hoje correm. Alonso foi contratado em 2007, depois de ter sido bicampeão mundial pela Renault. Hamilton era o prodígio e o confronto de egos entre os dois foi intenso. O conflito fez com que o título desse ano fugisse para Kimi Raikkonen, da Ferrari.
Lauda-Hunt. A rivalidade do filme de Ron Howard. Consta que a rivalidade acontecia dentro das pistas e não fora delas. O pico desta batalha de titãs foi o ano do acidente de Nikki Lauda(1976). O piloto austríaco dominava o campeonato quando teve um acidente grave, no GP da Alemanha, que queimou grande parte do corpo. Ficou de fora dois grande prémios e James Hunt conseguiu atingir o topo da classificação. Quando Lauda regressou a disputa foi se desenrolando de grande prémio em grande prémio, até ao último, no Japão, vencido por Hunt, que lhe valeu o primeiro e único título de campeão do mundo.