Ricky van Wolfswinkel, do Mustang vermelho no Sporting à lesão cerebral que leva a pausa na carreira

Ricky van Wolfswinkel, do Mustang vermelho no Sporting à lesão cerebral que leva a pausa na carreira

Desporto

Ricky van Wolfswinkel, do Mustang vermelho no Sporting à lesão cerebral que leva a pausa na carreira

Ricky van Wolfswinkel, que mudou a cor do Mustang vermelho quando jogava no Sporting, obrigado a fazer pausa na carreira por causa de um aneurisma cerebral.

Artigo de Bruno Seruca

16-08-2019

Estávamos no verão de 2011. Ricardo Sá Pinto era o treinador do Sporting e passava a contar com Ricky van Wolfswinkel como uma das opções para atacar a desejada conquista do título de campeão. Os “leões” pagavam 5,4 milhões de euros ao Utrecht para contratar o jovem avançado holandês, de apenas 22 anos. Pouco se sabia sobre o internacional holandês que chegava a Alvalade como internacional holandês.

A verdade é que rapidamente conquistou os adeptos leoninos. E ainda hoje, aos 30 anos, Ricky van Wolfswinkel tem no clube português o emblema onde foi mais feliz. Ou pelo menos, aquele em que marcou mais golos. Em 88 jogos, o avançado marcou 45 golos. Tendo ainda feito cinco assistências. Números mais do que suficientes para que os ingleses do Norwich pagassem, em 2013, 10 milhões de euros para levar Ricky van Wolfswinkel para Inglaterra.

“[Mustang] Mandei-o pintar de bege pelo Sporting, para evitar ferir as opiniões dos adeptos”

Antes de abandonar Portugal, o avançado fez uma revelação curiosa. Que envolve um Mustang descapotável de 66, que tinha trazido da Holanda para Portugal. E que era vermelho… a cor do Benfica, o grande rival do Sporting. “O problema é que era vermelho. Mandei-o pintar de bege pelo Sporting, para evitar ferir as opiniões dos adeptos”, contou em entrevista ao Tribuna Expresso.

A mudança para Inglaterra acabou por não ser feliz. Pelo Norwich marcou apenas dois golos. O que fez que fosse sucessivamente emprestado. Primeiro aos franceses do Saint-Étienne (40 jogos/9 golos) e depois aos espanhóis do Bétis (19 jogos/3 golos). Em 2016 regressa à Holanda, tendo sido vendido ao Vitesse por 600 mil euros. No seu país voltou a ser feliz, com 31 golos em 72 jogos. O que levou os suíços do Basileia a avançarem, em 2017, com 3,5 milhões de euros pela compra do passe do avançado. O holandês chegou ainda a ser associado ao Benfica, numa altura em que os encarnados eram treinados por Jorge Jesus.

Aneurisma cerebral obriga a paragem de, pelo menos, seis meses

Na Suíça conta com 30 golos em 74 jogos. Até que chega a notícia do maior duelo que terá de enfrentar na vida e que o obriga a fazer uma pausa na carreira. Foi num jogo para a Liga dos Campeões que Ricky van Wolfswinkel se viu envolvido num choque de cabeças. Seguiu-se uma bateria de exames que revelou que o jogador tem um aneurisma cerebral.

O avançado já fez saber que esta lesão não resultou diretamente do choque ocorrido em campo, tendo sido motivada por algo anterior. Sendo que os exames é que ajudaram à deteção do aneurisma cerebral. Segue-se a intervenção cirúrgica e uma pausa na carreira de, pelo menos, seis meses.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

16-08-2019



RELACIONADOS