Depois do arranque no Texas, os melhores saltadores do planeta preparam-se já no próximo dia 30 de junho para a digressão europeia do Red Bull Cliff Diving World Series. Antes da passagem pelos Açores, o encontro fica marcado para Bilbau, onde a plataforma vai ser montada na ponte de La Salve, tendo como pano de fundo o icónico edifício do museu Guggenheim.
É uma mudança radical de cenário. Depois das paisagens selvagens do Texas profundo, o Red Bull Cliff Diving World Series abandona a natureza para deixar a sua marca numa paisagem profundamente humanizada. Antes dos Açores, a digressão europeia passa no próximo fim de semana (30 de junho) pela capital do País Basco – precisamente o mesmo local onde se realizou a grande final de 2015.
Devido a limitações técnicas, em Bilbau a competição vai envolver apenas o quadro masculino, com a plataforma de saltos a ser montada sobre o tabuleiro da ponte de La Salve a 27 metros de altura. Como pano de fundo estará o imponente edifício do Museu Guggenheim e uma imensa mancha de público.
Primeira etapa do Red Bull Cliff Diving foi recheada de surpresas
Depois das surpresas da primeira etapa, onde as habituais figuras de proa da modalidade tiveram uma prestação bastante apagada – o Campeão Jonathan Paredes foi décimo, Gary Hunt oitavo e Orlando Duque décimo primeiro – a pressão sobre o grupo de eleitos deste circuito mundial é enorme.
Kris Kolanus, vencedor no Texas e atual líder da competição, tem bons motivos para encarar esta etapa com otimismo. É que foi precisamente aqui que o polaco conquistou, em 2014, a primeira vitória da sua carreira.
Toda a ação em Bilbau pode ser acompanhada em direto na Red Bull TV, no dia 30 de junho a partir das 17:45h. Além disso, os fãs podem receber as últimas notícias, vídeos e fotografias no seu smartphone graças ao novo serviço de mensagens (Red Bull Cliff Diving Messenger Service), através das aplicações WhatsApp e Facebook Messenger.