O ténis vê um dos maiores jogadores de todos os tempos pendurar a raquete. Foi com grande emoção que o espanhol Rafael Nadal, de 38 anos, anunciou o ponto final numa carreira brilhante. “Estou aqui para comunicar-vos que me retiro do ténis profissional. A realidade é que foram anos difíceis, os dois últimos especialmente. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações. É uma decisão que é difícil, que levou tempo a tomar, mas na vida tudo tem um princípio e um fim e creio que é o momento adequado para pôr fim a uma carreira longa e com muito mais êxitos do que os que podia imaginar”, começa por dizer num vídeo partilhado nas redes sociais.
Leia ainda: Elif Karaarslan, a árbitra banida devido a vídeo + 18: “Não vou chorar, gritar ou ficar triste”
“Mas fico muito entusiasmado que o meu último torneio seja a final da Taça Davis, a representar o meu país. É o fechar do círculo, já que uma das minhas primeiras grandes alegrias como tenista profissional foi a final da Taça Davis em Sevilha, em 2004”, continua. “Sinto-me um sortudo, por todas as coisas que vivi. Quero agradecer a toda a indústria do ténis, a todas as pessoas neste desporto, aos meus companheiros durante tantos anos, especialmente ao meu grande rival”, diz, sorridente, numa alusão a Roger Federer, suíço que se retirou em 2022. “Falar da minha equipa torna-se mais difícil, foi uma parte muito importante da minha vida. Estiveram ao meu lado em todos os momentos, nos bons, nos maus. Vivemos tanta coisa juntos que é difícil explicar”, salienta. O maiorquino destaca ainda a família, de quem diz ser “tudo” para si e também a mulher. “Obrigado por tudo, foi a companheira perfeita durante todos estes anos de carreira”, diz já emocionado.
Elogios ao tio: “É a razão pela qual comecei a jogar ténis”
Rafael Nada fala ainda da “relação incrível” com a irmã e não deixa de dedicar algumas palavras ao tio, Toni Nadal, que chegou a ser seu treinador. “É a razão pela qual comecei a jogar ténis, creio que graças a ele pude superar situações difíceis na minha carreira”. Por fim, e antes de um agradecimento aos adeptos, fala do pai. “Para mim foi uma fonte de inspiração em todos os sentidos, um exemplo de esforço, de superação”, termina.
Carreira recheada de conquistas
Falar de Rafael Nadal obriga a falar de um palmarés brilhante. São 92 títulos, 22 deles conquistados em torneios do Grand Slam, os quatro principais do ténis. O espanhol é o recordista em Roland Garros, com 14 vitórias. A primeira conquista de um título ATP aconteceu a 15 de agosto de 2004, frente ao argentino José Acasuso, em Sopot, na Polónia. A despedida agendada para a final a oito da Taça Davis, que se disputa em Málaga, entre os dias 19 e 24 de novembro.
Fotos: Reprodução Instagram