Já são conhecidos os 11 candidatos ao melhor golo do ano. O destaque do prémio Puskas, galardão atribuído pela FIFA, vai para a inclusão de três mulheres no lote de candidatos. Trata-se somente da segunda edição (consecutiva) em que tal acontece. Numa iniciativa de não discriminação levada a cabo pelo órgão que rege o futebol mundial.
Leia ainda: Maradona, da morte precoce aos excessos, talento e polémicas dentro e fora dos relvados
Entre os nomeados existem nomes muito conhecidos do futebol mundial. É o caso de Son Heung-Min, jogador sul-coreano dos ingleses do Tottenham, treinado por José Mourinho. Ou o uruguaio Luis Suárez, atualmente no Atlético de Madrid, mas que vai a concurso com um golo apontado com a camisola do Barcelona. E ainda Giorgian de Arrascaeta, atleta uruguaio dos brasileiros do Flamengo. Com um golo marcado quando era treinado pelo português Jorge Jesus.
Prémio Puskas existe desde 2009
A beleza deste prémio é que não é necessário ser um jogador de fama mundial para estar entre os nomeados. Basta – como se fosse fácil – marcar um golo de belo efeito. Foi isso que fez o inglês Jordan Flores, que representa os irlandeses do Dundalk. Tal como André-Pierre Gignac, francês dos mexicanos do Tigres. E ainda o sérvio Zlatko Januzovi?, que defende as cores dos austríacos do RB Salzburgo. A este grupo junta-se o sul-africano Hlompho Kekana, dos sul-africanos Mamelodi Sundowns e o equatoriano Leonel Quiñonez, que representa o Macará do Equador.
Três mulheres nos nomeados deste ano
Só falta mesmo destacar as três jogadoras que também concorrem com golos de levantar o estádio. São elas a costa-riquenha Shirley Cruz, que joga nos chineses do Jiangsu Suning, a galesa Sophie Ingle, dos ingleses do Chelsea e a escocesa Caroline Weir, dos ingleses do Manchester City. A 17 de dezembro, na gala virtual de The Best FIFA, será conhecido o vencedor.
Veja os golos que concorrem ao Puskas deste ano
Caroline Weir
Luis Suárez
Leonel Quiñonez
Hlompho Kekana
Zlatko Januzovi?
Sophie Ingle
Son Heung-Min
André-Pierre Gignac
Jordan Flores
Giorgian de Arrascaeta
Shirley Cruz
Cristiano Ronaldo foi o primeiro a levar o troféu para casa
O prémio Puskas foi criado em 2009 e o primeiro vencedor foi português. Cristiano Ronaldo levou para casa o galardão devido ao golo marcado no Estádio do Dragão, frente ao Porto. Na altura, CR7 defendia as cores do Manchester United. Neymar, Ibrahimovic, James Rodríguez, Salah e Giroud são outros dos vencedores. O prémio também já deu fama mundial a nomes desconhecidos, como é o caso de Wendell Lira. O brasileiro acabou por trocar os relvados pelos videojogos e chegou a representar a equipa de esports do Sporting.
Fotos: Reprodução Instagram