Melhor era impossível! Portugal entrou a ganhar no Futsal Euro 2018, que está a decorrer na Eslovénia. A seleção nacional defrontou a Roménia, tendo derrotado os romenos por uns esclarecedores 4-1. Com apenas três minutos de jogo, Pedro Cary inaugurou o marcador com um desvio de cabeça, dando vantagem à equipa orientada por Jorge Braz. Os romenos ainda tentaram incomodar a seleção nacional, apostando em jogar com guarda-redes avançado, mas o maior perigo veio sempre de Portugal. Aos 14 minutos Ricardinho rematou ao posto, como que antecipando o que estava para acontecer.
Aquele que é considerado o melhor jogador do mundo de futsal comprovou que atravessa um momento de forma impressionante. Foi Ricardinho quem fez a assistência para Fábio Cecílio aumentar a vantagem para dois golos quando faltava pouco mais de um minuto para o intervalo. No segundo tempo destacou-se o equilíbrio e quando faltavam sete minutos para o final do encontro, a Roménia reduziu para a diferença mínima. A partida estava relançada, mas o melhor estava para vir. A quatro minutos do final, Ricardinho marcou um golaço de levantar o pavilhão. O camisola 10 recebeu a bola na área, rodou sobre um adversário para marcar golo com um remate «de letra».
Ricardinho mostrou por que é o melhor jogador do mundo.
O golo está a correr mundo e nem craques do futebol de onze – como é o caso do espanhol Sérgio Ramos, defesa do Real Madrid – ficaram indiferentes aquilo que Ricardinho fez na quadra. «Gostaram do golo de hoje!? Além do mais hoje é o dia internacional do mágico, escolhi bem o dia!», escreveu o capitão da seleção nacional no Instagram. O jogo estava sentenciado e Bruno Coelho ainda tirou partido do desequilíbrio da equipa romena para aumentar para o 4-1 final.
Portugal é uma das seleções candidatas a conquistar a importante competição. «Temos os objetivos claramente definidos e sabemos o que queremos. Precisamos ter essa vontade, essa ambição. É assim que vamos iniciar esta competição, sempre com o sonho e a ambição de ganhar no nosso pensamento», disse Jorge Braz. Ambição que é partilhada por Ricardinho. «Estamos entusiasmados, com muita vontade de começar, e queremos traduzir as nossas palavras e o trabalho das últimas semanas em golos e em vitórias, porque queremos muito chegar ao patamar com o qual sonhamos», referiu o jogador português.
Esta é a nona partição nacional no Euro de futsal.
Portugal participa pela nona vez na competição. A seleção nacional só esteve ausente por duas vezes e esta é a oitava participação seguida. Estes dados fazem de Portugal a terceira nação com mais participações na prova. Nas três primeiras participações, Portugal nunca passou da fase de grupos. A partir daí esteve sempre presente na fase a eliminar. A melhor prestação aconteceu em 2010, quanto a equipa de todos os portugueses ficou num honroso segundo lugar. Na última edição, Portugal foi eliminado pela Espanha nos quartos-de-final. A seleção espanhola viria a conquistar a competição.
Portugal mantém o núcleo duro de jogadores que têm defendido as cores da camisola nacional. Como é o caso de Bebé, Bruno Coelho, Pedro Cary, João Matos e o capitão, Ricardinho. A seleção nacional é terceira do ranking mundial e é por aqui que Jorge Braz se guia. «Somos terceiros no ‘ranking’, por isso ficar abaixo do terceiro lugar no torneio é impensável. Temos consciência que não somos favoritos, mas somos candidatos e temos o sonho claro sobre qual a medalha que ambicionamos», disse o selecionador.
Fotos: Seleções de Portugal