Phil Jones não está sozinho. Estes são os recordistas de autogolos nas ligas europeias

Phil Jones não está sozinho. Estes são os recordistas de autogolos nas ligas europeias

Desporto

Phil Jones não está sozinho. Estes são os recordistas de autogolos nas ligas europeias

O central do Manchester United voltou a ser arrasado depois de mais uma noite para esquecer, desta vez contra o Valência. Quem o acompanha na “arte” de acertar na baliza errada?

Artigo de André Cruz Martins

18-12-2018

Phil Jones esteve em particular destaque pela negativa na recente derrota do Manchester United em casa do Valência (2-1), ao marcar um autogolo que colocou o resultado em 2-0 para os espanhóis. O disparate foi tão grande que deixou muita gente surpreendida, mesmo tratando-se de um defesa central com grande tendência para erros grosseiros.

O futebolista inglês de 26 anos não costuma ser muitas vezes titular nos “red devils”, mas faz questão de deixar a sua marca nos maus resultados da equipa com apreciável regularidade. Este foi o seu quarto autogolo ao serviço do Manchester United – o segundo na Liga dos Campeões, aos quais se juntam dois no campeonato inglês.

Foi arrasado nas redes sociais

As reações de escárnio por parte dos adeptos a mais um erro grave de Phil Jones não se fizeram esperar e como não poderia deixar de ser, as redes sociais ajudaram a fazer um efeito de bola de neve.

Eis um exemplo: “Phil Jones é o primeiro jogador do Manchester United a marcar um autogolo durante uma partida da Liga dos Campeões desde que Phil Jones em novembro de 2011, contra o Benfica”. Outras “tiradas”: esta foi a maior ‘Phil Jonada’ que ele já alguma vez fez”; “Phil Jones a mostrar a Lukaku como se finaliza”. “Estamos em 2019 e Phil Jones ainda é defesa central do Manchester United. Este clube é uma anedota”.

Até Bayshuayi gozou com ele

Até Michy Bayshuayi, avançado do Valência, gozou com o erro do seu colega de profissão. Isto num tweet em que respondeu à conta do “Bleacher Report”, que durante a partida colocou uma foto das botas do Batman usadas por Batshuayi.”Ainda bem que vocês gostam de homens, mas podemos falar sobre a cara que o Phil Jones fez depois do autogolo?”, escreveu o belga.

Refira-se que Phil Jones é muitas vezes gozados pelas caras muito estranhas que faz durante os jogos, especialmente quando comete os seus habituais disparates. Até há páginas na Internet dedicadas a este assunto e vídeos, como o que se segue.

“Que pena não o ter apanhado no meu tempo”

Decididamente, Phil Jones não é um futebolista com muitos fãs. Depois da disparatada grande penalidade que cometeu sobre Hazard na última final da Taça de Inglaterra com o Chelsea, do qual resultou o único golo da partida, Alan Shearer afirmou o seguinte: “Que pena não o ter apanhado no meu tempo de futebolista. Se eu fosse um ponta de lança e jogasse contra o Phil Jones, tinha a certeza de que ele faria pelo menos um erro durante os 90 minutos que eu poderia aproveitar”.

Foi também depois de uma asneira de Phil Jones que o mesmo Hazard fez o 2-0 no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares do último Campeonato do Mundo. Roy Keane, antigo capitão do Manchester United, afirmou que o central “comete erros todas as semanas e não é suficientemente bom para jogar ao mais alto nível”.

Os recordistas de autogolos

Inspirados pelo exemplo de Phil Jones, fomos investigar para perceber quem são os futebolistas em atividade que mais autogolos marcaram nos cinco principais campeonatos europeus e na Liga portuguesa. E descobrimos que em França e em Espanha há jogadores com ligação a Portugal que lideram este indesejado ranking.

Liga inglesa:

Wes Brown (6 autogolos)

O Manchester United não parece ter grande queda para formar defesas centrais. Wes Brown, que saiu dos “red devils” em 2010/11, precisamente na época anterior à chegada de Phil Jones, marcou seis autogolos na Premier League, todos pelos “red devils”. Vá lá que não chegaram a fazer dupla.

Liga alemã:

Niklas Sule (4 autogolos)

Jovem no bilhete de identidade (23 anos), o central do Bayern Munique é um autêntico veterano na hora de atirar a contar à baliza contrária. Em 2017/18, já ao serviço dos bávaros, cometeu a “proeza” de marcar três autogolos na Liga alemã, depois de ter deixado o aviso na temporada anterior, ainda ao serviço do Hoffenheim, quando apontou um golo na própria. Um dos golos da época passada foi particularmente doloroso: a bola bateu-lhe com tanta força no chão que ficou estendido no relvado e necessitou de receber assistência médica.

Liga italiana:

Matías Silvestre (3 autogolos)

Matías Silvestre, veterano central argentino do Empoli, tem revelado grande regularidade na “arte” de marcar autogolos: fez um em 2016/17, pela Sampdoria, repetiu o “feito” na época seguinte, ainda ao serviço da formação de Génova e no novo clube já deixou a sua marca, ao marcar na própria por uma vez. Davide Astori, com quatro autogolos, seria o líder deste “ranking” mas como se sabe o central que jogava na Fiorentina deixou-nos em março de 2018.

Liga espanhola:

Zé Castro, Raúl Albiol e Mikel San José (4 golos)

Há três jogadores em atividade que partilham a liderança neste indesejado “ranking”. E um deles é o português Zé Castro, que marcou quatro autogolos na Liga espanhola ao serviço de três clubes: Atlético de Madrid, Deportivo da Corunha e Rayo Vallecano. Raúl Albiol (Valência e Real Madrid) e Mikel San José (Athletic Bilbao) acompanham o português.

Liga francesa:

Aly Cissokho e Damien da Silva (4 golos)

Dois jogadores com ligação a Portugal lideram no número de autogolos na Liga francesa, quatro no total: Aly Cissokho, antigo jogador do FC Porto e do V. Setúbal, ao serviço do Lyon; e o luso-francês Damien da Silva, pelo Rennes e Caen.

Liga portuguesa:

Ali Gazhal, Cadú, João Aurélio, Danielson e Ricardo (3 golos)

No nosso campeonato, são cinco os recordistas em atividade com mais golos na própria, mas só João Aurélio (Moreirense) e Danielson (Rio Ave) representam atualmente clubes do principal escalão. Ali Gazhal está nos Vancouver Whitecaps, da MLS, Cadú representa o Merelinense e o central Ricardo, ex-Paços de Ferreira, defende as cores do Famalicão.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

18-12-2018



RELACIONADOS