Pepe e Cristiano Ronaldo, 80 anos, lista interminável de troféus e uma amizade única: “Ganhámos tudo”

Pepe e Cristiano Ronaldo, 80 anos, lista interminável de troféus e uma amizade única: “Ganhámos tudo”

Desporto

Pepe e Cristiano Ronaldo, 80 anos, lista interminável de troféus e uma amizade única: “Ganhámos tudo”

Estiveram juntos pela primeira vez no Sporting e são dois históricos do futebol português. Só que enquanto Cristiano Ronaldo continua a somar recordes, Pepe decide terminar a carreira.

Artigo de Bruno Seruca

08-08-2024

Havia uma certeza em relação ao futuro profissional de Pepe e era que não passava por ser jogador do Futebol Clube do Porto. André Villas-Boas foi claro ao tornar público que o defesa, de 41 anos, só poderia continuar no clube como membro da nova estrutura dos dragões. O jogador fez um Euro 2024 exemplar, tendo sido um dos destaques de Portugal. Surgiram rumores de que tinha propostas da Arábia Saudita e que ponderava jogar no principal campeonato do Brasil, algo que nunca tinha feito na carreira. Até que surge o anúncio de que Pepe decide colocar um ponto final na carreira.

Leia ainda: João Neves coloca ponto final na polémica ida para o PSG: “Nem o Benfica quis que saísse”

É num vídeo de 33 minutos que Pepe dá a conhecer que a carreira chegou ao fim. Os agradecimentos são muitos, as memórias também e torna-se quase impossível não falar num detalhe que teve grande impacto junto dos portugueses. No momento da eliminação do Europeu, que acabou por ser o último jogo da carreira de Pepe, o agora ex-jogador chorou copiosamente no ombro de Cristiano Ronaldo. “Foi de impotência, porque acreditava muito que íamos ganhar esse Europeu. Sonhava que ia ganhar pelo grupo que tínhamos, pelos jogadores que tínhamos. Eu como mais velho, sentia a paixão que os meus companheiros tinham. O trabalho deles foi incrível. Foram lágrimas de impotência, de não corresponder aos portugueses. A expectativa que criaram em nós… de também saber que era o meu último jogo, que não ia pode ter outra oportunidade de lhes dar alegria”, diz.

“Ganhámos tudo o que havia para ganhar”

O anúncio de Pepe deu origem a um mar de mensagens de agradecimento ao jogador. Mais uma vez, é impossível não destacar um momento com Cristiano Ronaldo. Que, mais do que deixar um comentário, fez uma publicação no Instagram com várias fotografias ao lado de Pepe, com quem partilhou muitas conquistas. “Não existem palavras suficientes para expressar o quanto significas para mim, amigo. Ganhámos tudo o que havia para ganhar em campo, mas a maior conquista é a amizade e o respeito que tenho por ti. És único, meu irmão. Obrigado por tanto”, escreve o capitão da seleção nacional.

Juntos no Sporting

E por que destacamos Cristiano Ronaldo? É que os dois jogadores cruzaram-se pela primeira vez num momento marcante da carreira de ambos. Estávamos na temporada 2002/03 e Pepe treina-se à experiência no Sporting. O negócio não se concretiza e o defesa acaba por regressar ao Marítimo, sendo um dos destaques na equipa dessa época. Por sua vez, Cristiano Ronaldo destaca-se de leão ao peito. Acabando por, ainda na pré-época seguinte, ser transferido para o Manchester United. Ou seja, a época em que os portugueses ficam a conhecer Cristiano Ronaldo é de superação para Pepe. Que não se deixa abater por falhar a mudança para um grande do futebol português. O que viria a acontecer em no verão de 2004 quando assina pelo FC Porto num negócio de 2 milhões de euros.

Históricos no Real Madrid

Pepe agarrou a oportunidade nos azuis e brancos e em 2007 muda-se para o colosso Real Madrid numa transferência de 30 milhões de euros. Até que, em 2009, é Cristiano Ronaldo que passa a ser merengue na transferência mais alta de sempre (à época), num negócio de 94 milhões de euros. E por lá ficaram até 2017, ano em que Pepe vai para a Turquia para representar o Besiktas. No ano seguinte é Ronaldo que se muda para Itália, para jogar pela Juventus. Sendo que até ao último jogo do Euro 2024 estiveram sempre juntos na seleção nacional.

Pepe e Cristiano Ronaldo juntos somam 80 anos. Somam troféus que não cabem neste texto, destacando-se o inédito Euro para Portugal, em 2016, e as três Ligas dos Campeões (conquistadas juntos pois Cristiano Ronaldo tem cinco) ao serviço do Real Madrid. Agora, Pepe pendura as chuteiras. Enquanto Cristiano Ronaldo partilha uma mensagem emotiva. Ao mesmo tempo que não esconde o desejo de continuar a somar recordes no futebol.

Fotos: Impala

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

08-08-2024



RELACIONADOS