Há quem olhe para Pep Guardiola como um dos melhores treinadores de todos os tempos. Existem mesmo vários jogadores que garantem ser o melhor técnico com quem já trabalharam. E a verdade é que os números falam por si. É uma carreira com mais de 800 jogos, mais de 600 vitórias e 40 títulos conquistados à frente do Barcelona, Bayern Munique e Manchester City. Ainda assim, há quem diga que o catalão destruiu o futebol.
Leia ainda: Reformado pode ser solução para a baliza do Barcelona
Tim Howard, antigo guarda-redes de clubes como Manchester United e Everton é da opinião que Pep Guardiola não tem feito nada de positivo pelo futebol. “Penso que o que aconteceu foi que, em todos os sentidos, Pep Guardiola arruinou o futebol”, dispara em entrevista ao podcast It’s Called Soccer. “Ensinou a toda a gente que se pode jogar futebol posicional, e não se pode”, acrescenta. “Nem toda a gente o consegue fazer, apenas três equipas no mundo o conseguem fazer muito bem”, termina o antigo internacional norte-americano.
Palmarés de fazer inveja
Aos 53 anos, Pep Guardiola já foi eleito melhor treinador do mundo em três ocasiões. Do palmarés fazem parte quatro mundiais de clubes, três Ligas dos Campeões e seis campeonatos de Inglaterra. Aliás, é o primeiro treinador (e o Manchester City a primeira equipa) a ser tetracampeão na Premier League. Podemos ainda mencionar, só para citar mais algumas conquistas, quatro Supertaças Europeias. E ainda três campeonatos espanhóis e outros tantos alemães.
Fotos: Reprodução Instagram