O 26 de junho assinala a data da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, que se vão prolongar até 11 de agosto. Durante este período os portugueses vão sonhar com a conquista do maior número de medalhas, sendo a ambição maior pintada a ouro. Portugal conta com 75 atletas divididos por 19 modalidade, o que é o menor número desde as olimpíadas de Sydney 2000. O site oficial do maior evento desportivo do mundo destaca 6 portugueses que são candidatos a conquistar uma medalha em Paris. E o paraeles junta mais um nome. Sabe de quem falamos?
Leia ainda: Paris 2024: Camas anti-sexo e 300 mil preservativos entre as polémicas das olimpíadas
Dizem que este é o pior mergulho da história dos Jogos Olímpicos
Pedro Pichardo
É o atual campeão olímpico no triplo salto. O que faz com que Pedro Pichardo seja obrigatoriamente um dos favoritos a conquistar uma medalha em Paris. O atleta chega aos Jogos Olímpicos num bom momento de forma pois passou a barreira dos 18 metros pela primeira vez em nove anos.
Fernando Pimenta
É um dos porta-bandeiras de Portugal na cerimónia de abertura e conta no currículo com duas medalhas olímpicas. Após a prata em Londres 2012 e o bronze em Tóquio 2020, Fernando Pimenta chega a Paris como um dos fortes candidatos à vitória.
Ana Cabecinha
É, a par de Fernando Pimenta, a porta-bandeira de Portugal. É um dos grandes nomes da marcha e chega à quinta participação nos Jogos Olímpicos com a ambição de conquistar a primeira medalha.
Catarina Costa
A judoca apresenta-se em Paris com subidas ao pódio nas últimas três edições do Campeonato Europeu. A isto somam-se outros marcos importantes que ajudam a que Catarina Costa seja vista como candidata a uma medalha.
Iúri Leitão
É um dos nomes fortes da equipa portuguesa de ciclismo. Ganhou o ouro no omnium do Mundial de Ciclismo 2023. E é visto como um dos mais fortes candidatos a subir ao pódio em Paris.
Maria Inês Barros
É apontada como um dos nomes que pode fazer uma surpresa em Paris. Maria Inês Barros compete no tiro desportivo e carrega o título de campeã europeia de 2023. A isto soma várias boas prestações em diversas provas.
Diogo Ribeiro
Lembra-se de termos dito que íamos apostar em mais um nome para somar aos seis destacados pelo site oficial das olimpíadas? O nadador chega a Paris como campeão do mundo de 50 e 100 metros mariposa e irá competir nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa. Diogo Ribeiro diz que uma final nos Jogos Olímpicos já seria bom, mas acreditamos que irá regressar a Portugal medalhado.
Fotos: Shutterstock