Pablo Fornals, a estrela do Villarreal que passa a vida a desmaiar

Pablo Fornals, a estrela do Villarreal que passa a vida a desmaiar

Desporto

Pablo Fornals, a estrela do Villarreal que passa a vida a desmaiar

O terceiro jogador com mais assistências na Liga espanhola perdeu por quatro vezes a consciência nos últimos meses, mas nem isso impede Pablo Fornals de ser um dos futebolistas em destaque no Villarreal.

Artigo de André Cruz Martins

09-05-2018

Pablo Fornals, médio ofensivo espanhol de 22 anos do Villarreal, tem sido uma das grandes sensações da Liga espanhola, destacando-se como um dos futebolistas com mais assistências para golo, nove até agora.

No entanto, o jovem médio espanhol não tem tido apenas razões para festejar. Há poucos dias, caiu aparentemente inanimado no relvado durante um jogo com o Athletic Bilbao e chegou a temer-se o pior. Tudo aconteceu logo aos 5 minutos, numa altura em que se dirigia ao banco de suplentes e o estádio ficou num silêncio ensurdecedor.

Felizmente, depois de ter sido assistido pela equipa médica, abandonou as quatro linhas pelo próprio pé e, naturalmente, não voltou a entrar em campo. Acabou por passar a noite no hospital. Em comunicado, o Villarreal explicou que Fornals sofreu um síncope, mas que em nenhum momento perdeu a consciência.

É verdade que todos os exames que entretanto realizou afastaram a hipótese de algo de grave, mas Pablo Fornals poderá ter razões para estar preocupado, pois não se tratou de uma situação virgem. “Fiz alguns exames e espero que esteja tudo bem comigo. Já me tinha sucedido algo semelhante há um mês. Aliás, é a quarta vez que me acontece: fico tonto, vejo tudo embaciado e acordo no chão. É mau para mim, mas ainda é pior para a minha família e para os meus amigos”, referiu, em declarações à Cadena Cope.

Por precaução, ficou de fora no último jogo do campeonato e também não poderá defrontar o Barcelona esta quarta-feira. Não devido ao problema que sofreu, mas porque partiu o quinto metacarpo da mão direita no mesmo encontro com o Athletic Bilbao.

Pablo Fornals custou 12 milhões de euros

Pablo Fornals começou a jogar futebol aos 9 anos, ao serviço do Villarreal, tendo representando o Castellón dos 12 aos 16, idade em que chegou ao Málaga. Foi nos andaluzes que subiu a sénior, estreando-se na Liga espanhola em 2015/16 e em bom estilo, com um empate sem golos em pleno Santiago Bernabéu. Fez 29 jogos (mas apenas 12 como titular) e marcou um golo nessa primeira época entre os grandes, numa partida com o Granada, curiosamente depois de ter entrado para o lugar do português Duda. Foi na temporada passada que deu o salto e passou a ser uma das grandes figuras da equipa e cumpriu 32 encontros como titular e apenas um como suplente utilizado, com seis golos marcados.

Esta época regressou a casa, depois do Villarreal ter pago a cláusula de rescisão de 12 milhões de euros. E certamente que o clube não se arrependeu, pois ele tem sido um dos grandes destaques de uma equipa com lugar praticamente assegurado na Liga Europa da próxima época: ocupa o sexto lugar, com cinco pontos de avanço sobre o Getafe e com menos um jogo disputado, isto quando faltam duas jornadas para o final, três no caso do “submarino amarelo” (embora ainda vá defrontar Barcelona e Real Madrid).

Apenas atrás de Messi e Suárez

Fornals começou a época a alinhar como extremo direito, mas rapidamente se percebeu que era atrás do ponta de lança Carlos Bacca que mais rendia. “Estou feliz por ter passado a jogar na posição onde me sinto mais cómodo”, sublinhou. Distingue-se pela técnica, velocidade e pela forma assertiva como coloca os colegas na cara do golo. Até agora, foram nove nesta Liga espanhola, ficando apenas atrás de Messi (12) e Luís Suárez (dez). Números que demonstram uma evolução notável, pois tinha feito apenas dois passes para golo na época transata e um em 2015/16.

Quanto a golos marcados, vai em quatro e quem sabe se não atingirá ainda os seis da época passada. E certamente nunca se esquecerá do golo em período de descontos que marcou a 13 de janeiro deste ano, que valeu a única vitória na história do Villarreal em casa do Real Madrid.

Fornals foi internacional A espanhol numa ocasião, num particular frente à Bósnia, em maio de 2016. A sua presença no próximo Campeonato do Mundo é altamente improvável, mas será certamente um dos nomes a ter em conta por Julen Lopetegui para os próximos anos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

09-05-2018



RELACIONADOS