Os registos individuais que marcaram a fase regular da NBA

Os registos individuais que marcaram a fase regular da NBA

Desporto

Os registos individuais que marcaram a fase regular da NBA

A fase regular da NBA chegou ao fim e é altura de fazer-se o balanço dos primeiros 82 jogos da época. Houve equipas e jogadores acima do esperado e outras que ficaram aquém das expetativas.

Artigo de Equipa Paraeles

11-04-2023

A fase regular da NBA chegou ao fim e é altura de fazer-se o balanço dos primeiros 82 jogos da época. Houve equipas e jogadores acima do esperado e outras que ficaram aquém das expetativas, isto além de recordes individuais e coletivos para todos os gostos, ou não fosse a melhor liga de basquetebol do mundo pródiga em estatísticas. Se tem andado mais distraído, aqui fica o resumo.

Nikola Jokic – Há 54 anos que ninguém conseguia os números que Jokic registou frente aos Charlotte Hornets. Foram 40 pontos, 27 ressaltos e 10 assistências. Até agora, só outros dois jogadores tinham registado pelo menos 40 pontos e 25 ressaltos numa partida da NBA: Elgin Baylor e Wilt Chamberlain, este último em 1968.

Jayson Tatum – anotou 44 pontos na vitória dos Boston Celtics diante dos Los Angeles Lakers e tornou-se no primeiro jogador dos “verdes” a registar pelo menos 40 pontos em mais do que uma ocasião em partidas com o eterno rival. Além disso, Tatum é ainda o primeiro jogador da liga a marcar 900 lançamentos de três pontos antes dos 25 anos.

Leia ainda: AS Roma e o empate que vale feito que não se via há 20 anos

Damian Lillard – o base dos Portland Trail Blazers registou 71 pontos diante dos Houston Rockets (incluindo 13 triplos), o máximo na história da equipa e a oitava melhor marca de sempre na prova. Além disto, Lillard, de32 anos, tornou-se também no jogador mais velho a conseguir estes números.

Tyrese Haliburton – o base dos Indiana Pacers tornou-se no primeiro jogador na história da NBA a fazer 40 assistências e zero turnovers num período de 3 jogos. O recorde anterior pertencia a Jason Williams, com 38 em 2003.

Kyle Lowry – o veterano base dos Miami Heat vai em 13 épocas consecutivas a registar pelo menos um triplo-duplo (o primeiro desta temporada foi com 24 pontos, 15 assistências e 10 ressaltos), feito que só é batido por Jason Kidd, que fez o mesmo, mas durante 17 épocas seguidas.

Stephen Curry – O base dos campeões Golden State Warriors já conta com seis jogos acima de 50 pontos marcados, isto depois de ter chegado aos 30 anos. Só Wilt Chamberlain, com sete, supera Curry.

Kevin Durant – O antigo número 7 dos Nets foi o primeiro jogador na história da equipa a marcar pelo menos 25 pontos nos oito encontros iniciais de uma nova temporada.

Luka Doncic – O base dos Dallas Mavericks entrou com a mão quente na época e registou feito que não se via na melhor liga de basquetebol do mundo desde 1986. É verdade, há 36 anos que ninguém conseguia marcar pelos menos 30 pontos nos seis primeiros encontros de uma temporada. E quem foi o último jogador a conseguir isto? Claro que só podia ser Michael Jordan, o melhor de sempre.

Os registos individuais que marcaram a fase regular da NBA

Donovan Mitchell – ao anotar 31, 32 e 37 pontos nos primeiros encontros com a camisola dos Cleveland Cavaliers, Donovan Mitchell tornou-se no primeiro jogador da organização a apontar mais de 30 pontos no arranque de uma nova temporada.

Ja Morant – a estrela maior dos Memphis Grizzlies, é o basquetebolista com melhor média de pontos no jogo de abertura de uma nova temporada da NBA. O base tem média de 32.3 por jogo e está à frente deste ranking de lendas como Michael Jordan (30.8) e  Wilt Chamberlain (30.2).

Giannis Antetokounmpo – a estrela dos Bucks juntou-se a Wilt Chamberlain e Elgin Baylor como os únicos jogadores a conseguirem pelo menos 40 pontos, 20 ressaltos e cinco assistências em duas partidas seguidas.

LeBron James – aos 38 anos, a estrela dos Los Angeles Lakers  é o primeiro jogador da NBA a concretizar pelo menos 100 triplos por três equipas diferentes – além dos californianos, fez isso com as camisolas dos Cleveland Cavaliers e Miami Heat. Mas o mais incrível é que bateu o recorde de pontos de Kareem Abdul-Jabbar, algo que parecia impossível.

Leia ainda: LeBron James e as sete duplas de pais e filhos que já apanhou pela frente

Julius Randle – a estrela dos New York Knicks registou 57 pontos na derrota da sua equipa diante dos Minnesota Timberwolves, um máximo de carreira para o possante extremo, dos quais 26 foram anotados no terceiro período, recorde da organização. Randle precisou de 741 encontros para passar a barreira dos 50.

James Harden – o base dos Philadelphia 76ers vai em 33 duplo-duplo esta temporada, batendo desta forma o recorde da equipa que pertencia a Wilt Chamberlain (31 em 1967-68) e Maurice Cheeks (31 em 1985-86).

Trae Young – O lançamento do jovem base dos Atlanta Hawks, em cima da buzina, deu o triunfo à equipa diante dos Brooklyn Nets. Esta foi a quinta vez nesta temporada que a formação de Atlanta venceu uma partida desta forma, o máximo que qualquer conjunto conseguiu até agora em apenas uma época na história da competição.

Klay Thompson – contra os Houston Rockets, a estrela dos Golden State Warriors anotou 42 pontos, sem ter registado qualquer lançamento de dois pontos, o que constitui um novo máximo de pontuação na história da liga. Foram 12 triplos e ainda seis lances livres convertidos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

11-04-2023



RELACIONADOS