Os perigos de passar muito tempo sentado

Os perigos de passar muito tempo sentado

Desporto

Os perigos de passar muito tempo sentado

O sedentarismo é um dos maiores problemas da atualidade. Se passas muito tempo sentado ao longo do dia, fica a saber o que tens de fazer.

Artigo de Bruno Seruca

26-02-2018

A Organização Mundial de Saúde está constantemente a alertar para os perigos do sedentarismo. Alertando para a necessidade de atividade física. Mensagem que sendo frequente, ainda é bastante ignorada por muitas pessoas. Especialmente numa sociedade em que a grande maioria dos trabalhadores passa o dia sentado em frente a um computador. Poucas pessoas passam o dia de trabalho em constante movimento e um estudo recente, levado a cabo pelo «British Medical Journal», revelou que ficar sentado menos de três horas por dia aumenta a esperança de vida em dois anos.

Olhando para estes dados, a grande maioria das pessoas dirá que é praticamente impossível estar sentado menos de três horas por dia. Até porque muitas pessoas têm horários diários de oito horas, passando a maioria do tempo sentado a olhar para um computador. Isto sem contar com o tempo que se passa sentado no trânsito ou nos transportes públicos que são utilizados para fazer o percurso casa-trabalho-casa. Tudo isto misturado faz com que a atividade física durante o horário laboral seja uma necessidade comum a todas as pessoas. Sendo fundamental encontrar formas de combater o sedentarismo.

 

Fazer caminhadas.

 

Caminhar é uma das formas de combater o sedentarismo. Idealmente, deverás fazer caminhadas de trinta minutos por dia. Pois é este o tempo de exercício físico que devemos fazer diariamente. E a estas caminhadas deves juntar outras de pelo menos cinco minutos. Um trabalho de uma universidade indiana deu a conhecer que caminhadas curtas, de apenas cinco minutos, ajudam a combater os malefícios de passar uma hora sentado. Se és daquelas pessoas que aproveita a pausa do trabalho para beber café, aproveita para caminhar enquanto o fazes.

 

 

A outra solução é capaz de ser mais complicada para grande parte dos trabalhadores. E passa por trabalhar em pé. Algo que só é possível para quem trabalha com recurso a um computador portátil. Tendo a facilidade de colocar o mesmo num balcão que permite trabalhar em pé. Até porque existem diversos estudos que demonstram que o corpo fica a ganhar quando está em pé. Por exemplo, o corpo passa a lidar de forma diferente com o açúcar. Quando estamos em pé, os níveis de glicose no sangue atingem o equilíbrio com maior agilidade do que acontece quando estamos sentados. Sem esquecer que gastamos mais calorias.

 

 

O ideal é que faças uma pausa no trabalho a cada hora. E que uses esse tempo para uma curta caminhada de cinco minutos. Se tiveres essa possibilidade, não te esqueças de trabalhar em pé durante alguns períodos de tempo. E não te preocupes com a posição que quando os outros perceberem o que estás a fazer, o mais provável é que passem a fazer o mesmo. A isto juntam-se diversos exercícios físicos que podes e deves fazer durante o horário de trabalho. E sobre isso podes saber tudo aqui.

Praticar desporto com regularidade não significa que possas abdicar de tudo isto. Pois aquilo que faz mal é passar muitas horas sentado. Por isso, tudo isto deve ser um complemento ao desporto que já praticas.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

26-02-2018



RELACIONADOS