Oliveirense, o único clube que se intromete entre Benfica, FC Porto e Sporting

Oliveirense, o único clube que se intromete entre Benfica, FC Porto e Sporting

Desporto

Oliveirense, o único clube que se intromete entre Benfica, FC Porto e Sporting

Ao contrário do que sucedeu o ano passado, nenhuma equipa se destacou das demais nas conquistas nos principais desportos coletivos em Portugal.

Artigo de Hugo Mesquita

19-06-2019

O futebol é dono e senhor da atenção mediática desportiva em Portugal. Esta é uma  dura realidade que muito dificilmente terá volta a dar. Apesar disso, é de se salientar a maior atenção que tem sido dada às principais modalidades de pavilhão em Portugal. Para isto muito contribui a a cada vez maior aposta dos “ditos grandes” neste tipo de modalidades. E lá pelo meio encontra a Oliveirense.

Este ano, o futebol foi um espelho do que se passou nas principais modalidades de pavilhão. Sporting, FC Porto e Benfica conquistaram nos relvados pelo menos um troféu nacional, demonstrando um grande equilíbrio, e o mesmo se sucedeu nos pavilhões. A dita “reconquista” do Benfica no futebol, por exemplo, foi também alcançada pelas equipas “encarnadas” de voleibol e futsal.

Benfica recuperou títulos em futebol, futsal e voleibol

 

A temporada passada foi de sonho para o Sporting no que a modalidades de pavilhão diz respeito. No ano de estreia do seu novo pavilhão, o João Rocha, a equipa de Alvalade arrecadou os títulos nacionais de futsal, hóquei patins, andebol e voleibol. Porém, este ano tudo mudou. Tanto o Benfica como o FC Porto entraram nas contas finais. Por outro lado, a Oliveirense cimentou a sua posição como uma equipa importante nas modalidades de pavilhão.

Sporting conquistou dois títulos europeus

No futsal, a disputa pelo título foi mesmo até à “negra”. A vitória do Benfica no quinto e decisivo jogo confirmou a época em branco do Sporting ao nível de títulos nacionais. Por outro lado, e não menos importante, a equipa de Alvalade sagrou-se campeã europeia da modalidade, um título que procurava há já vários anos. A Taça de Portugal e Supertaça também foram conquistadas pelos “leões”, enquanto que a Taça da Liga foi para a Luz, o que demonstra que nesta modalidade a disputa resume-se apenas a duas equipas.

Leia também: Corrida com mergulho pode vir a ser uma nova variante do atletismo

O hóquei de patins foi muito provavelmente a modalidade em maior destaque este ano. Na final four da Liga Europeia, disputada no Pavilhão João Rocha, estiveram presentes os três “grandes”, juntamente com o Barcelona. A vitória acabou por seguir para a equipa anfitriã que juntou mais um título europeu ao seu palmarés. O FC Porto, que disputou a final com o Sporting, conquistou o título de campeão nacional e a Supertaça. A Oliveirense levou a Taça de Portugal e ficou em segundo no campeonato, a apenas três pontos dos “dragões”.

O pleno da Oliveirense foi apenas impedido pelo FC Porto

O bom trabalho dos homens de Oliveira de Azeméis nas modalidades é ainda mais visível no basquetebol. A equipa dominou, revalidando o título de campeã nacional e conquistando a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos. O pleno da Oliveirense foi apenas impedido pelo FC Porto, que conquistou a Taça de Portugal, precisamente contra a equipa de Oliveira.

O pleno numa destas modalidades é um feito muito difícil de alcançar. No entanto, foi uma realidade para os lados da Luz. O Benfica foi o único clube que conseguiu conquistar todos os títulos nacionais em disputa numa modalidade. Neste caso foi no voleibol, naquele que foi o primeiro ano de Marcel Matz no comando da equipa, em substituição de José Jardim, uma verdadeira lenda da modalidade, que esteve no comando da equipa durante uns impressionantes 19 anos.

FC Porto fez a dobradinha no andebol

Saltando para o andebol, uma modalidade em claro crescimento em Portugal, o destaque vai para o FC Porto. À chegada histórica à final four da EHF Cup, os “dragões” juntaram o título de campeão nacional e a Taça de Portugal. A Supertaça foi conquistada pelo Benfica. A propósito do andebol, importa salientar a presença da Seleção Nacional na fase final do Europeu de 2020, que já não acontecia há 14 anos. A prova vai ser disputada na Áustria.

Leia ainda: KO brutal deixa lutador sem saber onde está

O próximo ano promete uma disputa ainda maior. Desde logo porque o Sporting, com a entrada no basquetebol, vai passar a estar representado nas cinco principais modalidades de pavilhão, a par de Benfica. O FC Porto não está no voleibol nem no futsal, mas há muito que se aponta a equipa da Invicta ao futebol salão. Será para breve? Não se sabe. Por outro lado, tem sido também visível o crescimento de “outsiders” nas diferentes modalidades e espera-se que essa seja uma tendência para se manter. A performance da Oliveirense servirá seguramente de estímulo.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-06-2019



RELACIONADOS