A Organização Mundial de Saúde recomenda que todas as pessoas treinem, de forma moderada, 30 minutos por dia. Número que consegue ser bastante reduzido em alguns casos. Especialmente para as pessoas que frequentam ginásios e que acabam por treinar durante mais tempo. À ideia de um maior número de horas a treinar associa-se a de melhores resultados. O que nem sempre corresponde à verdade. De acordo com um estudo recente, publicado no Journal of Applied Physiology, alternar o tipo de exercícios é melhor opção do que simplesmente aumentar o tempo de treino.
Um grupo de investigadores da Skidmore College, situada em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, comparou os efeitos de diferentes tipos de treino. A conclusão foi a de que aqueles que obtiveram melhores resultados foram os que alteraram o programa de treinos. Combinando exercícios de resistência com outros de cardio, alternando entre o treino e os alongamentos. A isto junta-se ainda o consumo moderado de proteínas ao longo do dia. O que leva a concluir que é isto que o corpo precisa.
Treinar muito tempo não significa que os efeitos do treino sejam os melhores.
Os investigadores ficaram impressionados com os resultados que passam pela perca de peso, diminuição da gordura na zona abdominal, redução dos níveis de açúcar no sangue e o aumento da massa muscular. Resultados que não estão associados a muitas horas de treino. Fica com uma sugestão de um programa de treinos associado a esta teoria:
– Treino cardio 5 vezes por semana (com um intervalo de treino em três das sessões);
– Treino de força 2 a 3 vezes por semana (nunca em dias consecutivos);
– Exercícios de alongamento 2 a 3 vezes por semana.
Caso queiras optar pela corrida para algum dos treinos, sabe o que fazer para começar a correr. Se estás à procura de ginásio, fica a saber tudo aquilo que não pode faltar num.