Dizia-me Greg Louganis: “Take a deep breath and go!”. Que é como se diz em bom português: “Deixa-te de pieguices e anda logo com isso!”. Estava eu a visitar uma pequena grande plataforma, de uns “míseros” 27 metros de altura, na mais impressionante etapa do circuito mundial do Red Bull Cliff Diving, no nosso País, nos Açores.
O “pequeno receio” de alturas superiores à minha altura (a rondar 1,80m) dissipa-se quando se está ao lado de uma lenda dos saltos para a água, um homem com quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, como Louganis.
O respeito por tamanha figura dá confiança e forças para superar metas que pensava serem muito difíceis de ultrapassar. Ganhei coragem e visitei a plataforma onde vai ser decidido o vencedor da etapa nos Açores, a terceira desta temporada (saiba tudo sobre esta etapa neste link).
Agora, era a vez do salto
O pior viria depois. Os jornalistas que estão a fazer cobertura do evento foram convidados a vestir o fato maca… banho, e colocarem-se na mesma situação dos atletas, isto é, a saltar para a água.
Bem, aí não houve figura, independentemente do palmarés, que me conseguisse convencer a saltar. Nem mesmo a “apenas” 8 metros. Deixei o fato de banho de lado, e municiei-me de papel e caneta para fazer aquilo que realmente gosto. E aqui está: este artigo é o resultado final de um pequeno momento de cobardia.
Acompanhe a final da etapa, hoje a partir das 13:30h (hora de Portugal Continental), na Red Bull TV, na página oficial da competição em www.redbullcliffdiving.com e ainda na antena da SIC Radical, com emissão a partir das 12 horas.
Fotos: Red Bull