Valbuena e o escândalo sexual que o segue para todo o lado

Valbuena e o escândalo sexual que o segue para todo o lado

Desporto

Valbuena e o escândalo sexual que o segue para todo o lado

Caso já remonta a 2015 mas mantém Valbuena afastado da seleção francesa. A vida corre-lhe sobre rodas no Fenerbahçe e será o um dos grandes perigos para os encarnados.

Artigo de André Cruz Martins

07-08-2018

O Benfica recebe esta terça-feira o Fenerbahçe, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O clube turco acabou o último campeonato na segunda posição, naquela que foi a Liga europeia mais equilibrada da última época, com uma diferença de apenas quatro pontos entre o primeiro e o quatro classificado.

Um dos grandes perigos para os encarnados chama-se Mathieu Valbuena, o pequeno médio ofensivo francês de 1,67 metros e 33 anos, que cumpre a segunda temporada no clube turco. Em 2017/18, foi uma das grandes figuras da sua equipa, ao realizar 40 jogos oficiais (oito golos marcados) e esta época parece querer seguir pelo mesmo caminho, pois tem sido titular na pré-época e com boas exibições. Os jogadores do Benfica terão de estar muito atentos aos seus dribles estonteantes e à sua magnífica capacidade de passe.

Escândalo mantém-no afastado da seleção

Apesar de se tratar de um veterano de 33 anos, Valbuena mantém intactas as suas qualidades e a sua ausência no último Campeonato do Mundo levantou alguma celeuma, numa opção do selecionador francês Didier Deschamps alegadamente ainda relacionada com o escândalo em que o médio ofensivo e Karim Benzema estiveram envolvidos no verão de 2015.

O caso remonta ao princípio de junho desse ano, quando Mathieu Valbuena, em estágio na seleção francesa, disse ter sido contactado por telefone por alguém que dizia ter um vídeo seu a ter relações sexuais com a namorada e que essa pessoa pedia-lhe 100 mil euros para não divulgar o vídeo. Valbuena decidiu apresentar queixa à polícia e, a partir desse momento, as negociações com os chantagistas passaram a ser feitas por um polícia que se fazia passar por ele. A investigação terá conduzido a polícia até pessoas próximas de Valbuena, uma das quais teria um telemóvel com o vídeo sexual.

Benzema e Cissé metidos ao barulho

Em outubro, Valbuena foi abordado pelo seu colega de seleção Karim Benzema sobre este assunto, o que o deixou bastante surpreendido, pois o assunto não era ainda do conhecimento público. O ponta de lança do Real Madrid aconselhou-o a pagar o resgate. O caso tornou-se público a 13 de outubro desse ano, dia em que o ex-futebolista Djibril Cissé foi detido por ter abordado Mathieu Valbuena acerca do vídeo. Isto porque a polícia tinha identificado algumas pessoas relacionadas com a chantagem que eram próximas de Cissé.

Cissé foi libertado no mesmo dia e garantiu que só tinha falado com Valbuena na condição de amigo e que não tinha a intenção de extorquir o médio ofensivo. Entretanto, no fim de outubro, o jornal “La Provence” revelou que um homem chamado Axel Angot, próximo de vários jogadores franceses, estaria no centro da extorsão. Angot afirmou que o vídeo de Mathieu Valbuena lhe chegou por uma pessoa próxima do futebolista e que o seu objetivo era extorquir-lhe 150 mil euros.

“Valbuena é um falso. Toda esta história foi inventada por ele”

Em novembro, Benzema foi detido por suspeita de chantagem sexual, pois pensava-se que tivesse tentado convencer Valbuena a pagar ao chantagista, por ser cúmplice dessa pessoa. No entanto, as suspeitas não se confirmaram e acabou libertado. “Foi um grande mal-entendido. Inicialmente, queria informá-lo da história e ajudá-lo, pois trata-se de alguém que joga comigo na seleção da França e que é um amigo. Queria que conhecesse esta história e falar com ele, para lhe dizer que também tinha acontecido comigo e perceber o que ele pensava”, afirmou, na altura.

Já em julho de 2017, Benzema, que também nunca mais foi chamado à seleção francesa depois deste escândalo ter rebentado, atacou o seu ex-amigo. “Valbuena é um falso. Toda esta história foi inventada por ele. Ouço-o dizer que está pronto para jogar comigo, mas isso é mentira. Há algo de muito errado com ele”, afirmou. Nesse mesmo dia, Valbuena respondeu no Twitter: “A calúnia é a arma dos fracos. É angustiante, mas a verdade e a justiça serão restabelecidas”.

Já em março deste ano, o futebolista do Fenerhbaçe garantiu que cumprimentaria Benzema caso se encontrassem, com a resposta do futebolista do Real Madrid a não ser nada cordial: “Guarda a tua mão”, escreveu no Instagram.

Valbuena lamenta ausência da seleção

Depois de ter sido conhecida a sua ausência no lote de 23 convocados de França para o Mundial, Valbuena confessou que ainda está ressentido pelo longo exílio da seleção francesa, que se mantém desde o eclodir do escândalo. “Fui descartado do dia para a noite. Não tinha cinco internacionalizações, mas sim 52. Gostaria de ter tido um final diferente na seleção”, lamentou, não deixando de desejar boa sorte ao seu país na competição que se iria desenrolar na Rússia. Refira-se que Valbuena representou os “bleus” nos Campeonatos do Mundo de 2010 e 2014 e no Euro 2012.

Desmentiu rumores de saída

Escândalos à parte, Mathieu Valbuena tem construído uma carreira ímpar e continua a ser um jogador excecional. Fez a estreia como profissional no Libourne, do segundo escalão francês e aos 21 anos chegou ao Olympique Marselha, onde ainda hoje é recordado como um dos melhores de sempre, tendo realizado 330 jogos pelo clube. Em 2014/15 teve uma experiência no Dínamo Moscovo e apesar de ter sido bastante utilizado, regressou a França na época seguinte, para representar o Olympique Lyon, onde se manteve até 2017, até se mudar para o Fenerbahçe.

A experiência na Turquia não podia estar a correr-lhe melhor e garante estar de corpo e alma no Fenerbahçe, apesar do jornal francês L’Equipe ter anunciado há poucos dias que poderia estar de saída do clube para o futebol saudita ou até para o rival Galatasaray. “No FIFA ou no Football Manager?”, reagiu com humor nas redes sociais, onde partilhou a notícia do jornal francês. Para já, estará certamente esta terça-feira na Luz e promete ser um perigo à solta para os encarnados.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

07-08-2018



RELACIONADOS