Neemias Queta, o português que brilha nos Estados Unidos e está a um passo da NBA

Neemias Queta, o português que brilha nos Estados Unidos e está a um passo da NBA

Desporto

Neemias Queta, o português que brilha nos Estados Unidos e está a um passo da NBA

Neemias Queta é a verdadeira esperança de Portugal ser representado na principal liga de basquetebol do mundo. A acontecer, será o primeiro da história.

Artigo de Hugo Mesquita

23-02-2019

Portugal nunca esteve representado na NBA, a principal liga de basquetebol do mundo, nos Estados Unidos, mas ao que tudo indica isso estará prestes a mudar. A culpa é de um jovem poste que está na calha para entrar no próximo draft da competição por conta do seu alto rendimento na NCAA, principal liga de basquetebol universitário norte-americano, ao serviço da Universidade do Utah. Chama-se Neemias Queta.

O primeiro ano de Neemias nos Estados Unidos não podia estar a correr melhor. Em 23 jogos já realizados, Queta tem médias de 11,1 pontos, 9,1 ressaltos e 1,4 assistências, números bastante positivos para um “rookie”. Foi uma exibição em particular, frente a Fresno State, que fizeram soar os alarmes das principais equipas da NBA para o talentoso jovem português de apenas 19 anos.

Neemias teve um contributo decisivo para a vitória da sua equipa com 18 pontos, 15 ressaltos e seis assistências. Logo de imediato recebeu a atenção dos medias norte-americanos. Na Sports Illustrated, por exemplo, incluíram o português numa lista que inclui as cinco maiores promessas de futuros Drafts da NBA oriundas de universidades sem tanta tradição.

“O principal cartão de visita de Queta vai ser o lado defensivo, no qual os seus instintos para desarmar e perfil físico quase gritam por uma escolha de calibre de primeira ronda”, escreve a publicação. Neste capítulo, o poste português já é o atleta com mais desarmes (60) numa só época ao serviço dos “Aggies”, alcunha da equipa de Utah. Vale relembrar que a NCAA termina apenas em abril.

Veja o vídeo:

Neemias brilhou no Europeu de sub-20

Ainda que não seja um dado adquirido que vá entrar no próximo draft, os órgãos de comunicação norte-americanos dão já como certa a sua entrada no draft de 2020 e como uma top-pick. Isto representaria uma verdadeira revolução na vida do jovem em pouco mais de um ano.

Nascido no Barreiro, foi no clube da cidade, um histórico da modalidade, que Neemias deu os primeiros passos num campo de basquetebol. Foi ganhando protagonismo até que o Benfica o foi buscar para reforçar os seus quadros, na época passada.  Não teve, contudo, muito tempo para brilhar no Pavilhão da Luz.

O jovem brilhou no Europeu sub-20 de basquetebol, em Sófia, na Bulgária, a ponto de ter merecido a chamada do selecionador nacional da equipa principal, Mário Gomes.  “Trata-se de um jogador de qualidade e estatura invulgar para o nosso meio. Vai integrar o lote de convocados da seleção nacional de seniores a partir do dia 15 deste mês [agosto]”, declarações de Mário Gomes replicadas no Record.

Não foi, contudo, apenas o selecionador nacional a ficar impressionado com o talento de Neemias. Dos Estados Unidos, estiveram presentes na Bulgária vários ‘scouts’. Terminada a competição para a seleção portuguesa, foram vários os convites para o jovem poste rumar a terras de “Tio Sam”. A Universidade do Utah foi o destino escolhido.

Agora está entre os jovens jogadores mais talentosos do mundo, preparado para dar o salto para a maior liga do mundo. O que seria mais um grande “afundanço” na vida e carreira de Neemias Queta. Decorem este nome.

Percorra a galeria e veja alguns momentos da ainda curta carreira de Neemias Queta.

Fotos: Reprodução Instagram

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

23-02-2019



RELACIONADOS