Nakajima e os milhões que um dia vão chegar a Portimão

Nakajima e os milhões que um dia vão chegar a Portimão

Desporto

Nakajima e os milhões que um dia vão chegar a Portimão

Tal como na época passada, o avançado japonês tem deslumbrado ao serviço do Portimonense e da seleção japonesa e tem “meio mundo” interessado em si.

Artigo de André Cruz Martins

19-11-2018

Com todo o respeito que o Portimonense merece, não deixa de causar espanto o facto de um jogador com a qualidade de Nakajima continuar ao serviço dos algarvios. Tal como na temporada passada, o pequeno avançado japonês de apenas 1,64 metros continua a colecionar exibições magníficas, não só ao serviço dos algarvios, mas também da sua seleção, em que é figura de proa.

Na passada sexta-feira, o futebolista de 24 anos fez a assistência no empate e uma bola entre o Japão e a Venezuela, em encontro de caráter particular. Depois de ter estado ausente do último Campeonato do Mundo da Rússia – decisão que foi muito criticada no seu país natal – Nakajima assumiu-se como titular indiscutível e um dos melhores jogadores da equipa.

Que o diga Coates, central do Sporting que sofreu para o travar no amistoso de outubro entre o Uruguai e o Japão, que terminou com vitória dos nipónicos por 4-3. Nada que se compare no entanto com o que tinha sucedido cerca de uma semana antes, quando Nakajima fez o que quis dele e da restante defesa do Sporting, no triunfo do Portimonense, por 4-2. O pequeno japonês marcou dois golos e fez duas assistências, naquela que terá sido a sua melhor exibição desde que chegou ao futebol português, no verão de 2017.

Dez golos e dez assistências na primeira época

Quando Nakajima foi anunciado como reforço do Portimonense, proveniente dos japoneses do FC Tokyo, já trazia boas referências, mas os adeptos dos algarvios estavam longe de imaginar a sua grande qualidade. Foram eles, os apoiantes do Portimonense, que verdadeiramente ficaram de “olhos em bico” quando começaram a vê-lo jogar.

A velocidade, técnica e capacidade de finalização de Nakajima impressionavam qualquer um e o atacante chegou ao fim da sua primeira época em Portugal com um registo de dez golos e 12 assistências em 33 partidas. E com exibições deslumbrantes, nomeadamente uma realizada no Estádio do Dragão para a Taça de Portugal, em que foi o melhor em campo, apesar da derrota da sua equipa, por 3-2. Esta época tem mantido o altíssimo rendimento. Foi eleito o melhor jogador do mês de setembro da I Liga portuguesa e soma quatro golos e quatro assistências nos dez jogos que disputou pelo Portimonense em 2018/19.

Quer melhorar registo de golos

Fazendo jus à habitual discrição da cultura japonesa, Nakajima não gosta dos holofotes da fama e prefere ficar no seu canto. No entanto, no início da época, numa rara declaração pública, assumiu objetivos ambiciosos. “Quero fazer mais e melhor, subindo o registo de golos e assistências. Queremos ficar uns lugares acima do que fizemos na época passada”, disse. Recorde-se que em 2017/18 o Portimonense foi 10º classificado na I Liga, enquanto atualmente ocupa a 11ª posição, após dez jornadas.

Gostava de jogar no FC Porto

Em diferentes fases, FC Porto, Benfica e Sporting já foram falados como estando fortemente interessados em Nakajima, mas os negócios nunca foram para a frente, alegadamente devido ao alto preço pedido pelo Portimonense. No entanto, em dezembro de 2017, quando questionado sobre o clube grande da sua preferência, não hesitou na resposta. “Gosto imenso do futebol praticado pelo FC Porto. Já antes gostava e agora tenho confirmado essa ideia. Os três grandes são muito respeitados em todo o mundo e são todos de qualidade, mas, entre esses três, gosto em especial das características e do estilo do jogo do FC Porto”, afirmou, em entrevista ao jornal “ O Jogo”.

Meia Europa atenta

Em janeiro de 2017, o Portimonense terá recusado uma proposta de 8 milhões de euros por parte de um clube alemão. Entretanto, Paris Saint-Germain, Sevilha FC, ShakhtarDonetsk e Galatasaray foram outros emblemas que já terão recebido “nega” do Portimonense. E de acordo com órgãos de comunicação social ingleses, o Leicester City e o Southampton FC vão “atacá-lo” no mercado de janeiro, com o primeiro a tentar fechar o negócio por 17 milhões de euros.

A verdade é que Nakajima vai-se mantendo em Portimão. No entanto, a não ser que entretanto o “pequeno imperador” sofra uma grave lesão, não é preciso ser-se bruxo para perceber que o clube algarvio vai a breve prazo fazer um negócio milionário com esta autêntica pérola.

“Vai ser difícil segurá-lo”

Ao jornal “A Bola”, Robson Ponte, vice-presidente do Portimonense, reconheceu que “o assédio tem sido enorme e vai ser difícil segurá-lo, mas só será libertado por uma proposta irrecusável”. E tece-lhe rasgados elogios: “É um jogador imprevisível, excecional, possui técnica fantástica, velocidade, visão de jogo, é forte em lances de um para um e ter remate fácil. É um jogador extraordinário, é o nosso Samurai”.

Adora bacalhau e vive na Praia da Rocha

Nakajima está completamente adaptado a Portugal e vive com a mulher e com o cão na zona da Praia da Rocha. O seu melhor amigo é Márcio Abematsu, roupeiro do Portimonense e seu tradutor, pois é filho de pais japoneses.

“O Nakajima é uma pessoa muito tranquila, gosta de ficar com a família e passa muito tempo em casa, com a esposa e o cachorro. Às vezes saímos para jantar. Gosta muito da comida portuguesa, diz que tem um tempero bastante agradável e aprecia bastante bacalhau”, revelou ao “Diário de Notícias”.

“É uma excelente pessoa, muito calmo no dia a dia. Já entende um pouco de português, mas apenas coisas simples e palavras fáceis. Nos treinos e nas palestras passo para ele o que o treinador pede. Tudo sem problemas, porque o Nakajima percebe bem a linguagem universal do futebol. É assim, aliás, que comunica com os companheiros”, acrescentou Márcio Abematsu.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

19-11-2018



RELACIONADOS