Se é daquelas pessoas que gostam de treinar ao ritmo da música, a ciência tem excelentes notícias para si. Ainda que possa ter que vir a fazer alguns ajustes. Para já, começamos por dizer que a música consegue transformar um treino bom em algo excecional. Além disso, as melodias têm o poder necessário para tornar o treino mais fácil. Músicas de ritmo acelerado, com pelo menos 170 batidas por minuto, podem diminuir o esforço percebido durante um treino. Ao mesmo tempo que consegue aumentar os benefícios cardiovasculares.
Vídeo: Jogador perde a cabeça e tenta morder os tornozelos do adversário
A música certa ajuda a que o treino seja mais fácil e eficaz
Este é o resultado de um estudo recente, publicado na Frontiers in Psychology. “Descobrimos que ouvir música em ritmo alto durante o exercício resultou na maior frequência cardíaca e menor esforço percebido em comparação com o treino sem música”, explica Luca P. Ardigò, a autora do estudo desenvolvido na Universidade de Verona, em Itália.
Leia ainda: 9 motivos pelos quais não está a perder peso
É de salientar que este tipo de música funcionou em atividades com resistência, como caminhar, correr e andar de bicicleta. Treinos de alta intensidade, como levantar pesos ou aulas de HIIT, foram menos afetadas pela música. Este trabalho contou ainda com uma amostra pequena. Nele participaram apenas 19 mulheres ativas, todas na casa dos 20 anos. Ainda assim, estudos mais antigos já mencionaram os benefícios de músicas de batida forte na prática desportiva. Rock, música eletrónica e hip-hop são considerados os melhores estilos musicais para acompanhar o treino.
Fotos: iStock by Getty Images