Zidane, Real Madrid

A mudança de paradigma do Real Madrid

Desporto

A mudança de paradigma do Real Madrid

O clube da capital espanhola deixou de ser um clube tão ativo no mercado, no que a compras diz respeito, e passou até a ser um dos que vende mais. Zidane mudou a filosofia do Real e os resultados estão à vista.

Artigo de Hugo Mesquita

21-07-2017

Um mercado de verão sem um Real Madrid como protagonista não é normal. Desde os famosos ‘galáticos’ que a turma de Florentino Pérez é das equipas que mais milhões gasta na contratação de jogadores.

A transferência do supra-sumo da equipa, o português Cristiano Ronaldo, é talvez o melhor exemplo de que dinheiro não é problema para os ‘blancos’. CR7 foi comprado aos ingleses do Manchester United por um valor próximo dos 100 milhões de euros, um valor elevado, mas que Ronaldo acabou por justificar com golos e troféus.

Ronaldo foi um dos casos em que a soma avultada de dinheiro dada por ele acabou por ser justificada pelo rendimento no campo. Por outro lado, Kaká, que foi contratado por 65 milhões de euros ao AC Milan, acabou por ter um rendimento muito aquém do esperado por um ex-bola de ouro. Fábio Coentrão, pese embora tenha começado bem na equipa, também acabou por não justificar os 30 milhões investidos na sua contratação.

Zizou foi o ponto de viragem

Com Zidane no comando técnico o paradigma em Madrid mudou. As contratações foram cirúrgicas e a pender sempre para o jogador jovem. Alguns jogadores da cantera madrilena foram surgindo na equipa, como Asensio e Nacho, e outros regressaram ao clube, como Morata e Carvajal. Este ano, já foram buscar dois jogadores jovens que se destacaram na La Liga, Theo Hernández e Dani Ceballos.

O paradigma mudou de tal forma que o Real Madrid passou de um dos maiores compradores para um dos maiores vendedores. James Rodríguez saiu para o Bayern por empréstimo, com um valor de 10 milhões de euros com uma cláusula de compra ainda não revelada. Morata acaba de ser confirmado no Chelsea, num negócio avaliado em 80 milhões de euros. Danilo também está na calha para sair, o antigo lateral direito do FC Porto tem sido apontado com frequência ao Manchester City de Pep Guardiola.

Ficam agora por esclarecer duas situações no Bernabéu: A primeira relativa ao substituto de Morata. Quem fará concorrência a Benzema na frente de ataque? Ronaldo vai para o centro ou vão buscar um jogador para a posição? A outra questão prende-se com Mbappé. Servirá todo este valor encaixado em vendas para convencer o Mónaco a libertar o prodígio francês? A confirmar-se, para concorrer com o compatriota Benzema no meio ou para libertar Ronaldo no meio, ficando na esquerda? Tudo questões que só deverão ficar esclarecidas no final do verão.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

21-07-2017



RELACIONADOS