Moanes Dabour, a arma israelita que faz estragos nas defesas contrárias

Moanes Dabour, a arma israelita que faz estragos nas defesas contrárias

Desporto

Moanes Dabour, a arma israelita que faz estragos nas defesas contrárias

Ponta de lança israelita é o melhor marcador da Liga Europa e brilha numa equipa que ainda não perdeu na época em curso e que nos últimos anos tem um registo notável nesta competição europeia.

Artigo de André Cruz Martins

22-11-2018

O Red Bull Salzburg é um dos poucos clubes europeus que ainda não conheceram o sabor da derrota na época em curso, somando 21 vitórias e quatro empates em jogos oficiais. O ponta de lança israelita Moanes Dabour tem sido uma peça essencial na grande temporada realizada pelos austríacos, tendo apontado 17 golos em 22 jogos. É ainda o melhor marcador desta edição da Liga Europa, com cinco golos em quatro partidas.

Quando tinha apenas 17 anos e procurava afirmar-se no Maccabi Nazareth, o mundo desabou sobre a sua cabeça, quando o seu pai, de quem era bastante próximo, morreu num acidente de viação. Foi então que decidiu cumprir o sonho de se tornar jogador profissional e alguns meses depois fez a estreia na equipa principal do Maccabi Nazareth.

Dabou fez a estreia como sénior aos 17 anos, ao serviço do Maccabi Nazareth e as suas boas prestações despertaram a cobiça do Maccabi Tel Aviv, pelo qual assinou ainda com idade de júnior. Em três temporadas na equipa principal, as coisas não lhe correram de feição e só apontou um total de 24 golos. Ainda assim, foi o suficiente para se transferir para o Grasshoppers, onde marcou 42 golos em apenas duas épocas e meia.

Começo difícil, mas logo entrou nos eixos

Dabour cumpre a terceira temporada no Red Bull Salzburg, mas incompleta, isto porque em janeiro de 2016 foi emprestado aos suíços do Grasshoppers, depois de ter tido um arranque tímido no clube austríaco, com apenas seis golos em 25 partidas. Fez sete golos em 12 encontros pelo Grasshoppers e regressou ao Red Bull Salzburg para confirmar que os austríacos não se tinham enganado na sua contratação: apontou 28 golos em 52 partidas na época passada e na Liga Europa marcou cinco, numa caminhada que só terminou nas meias-finais, aos pés do Olympique Marselha.

Contas feitas, Dabour é um dos mais profícuos goleadores do futebol europeu da atualidade e soma 132 golos marcados nos 287 jogos que disputou como sénior, ao serviço de clubes. Curiosamente, tem sido ignorado pela sua seleção, tendo apenas 11 internacionalizações A, com um golo marcado.

Notável campanha na Liga Europa

O Red Bull Salzburg é uma presença habitual na Liga Europa e quase sempre com resultados excecionais. Desde 2013/14, tem o impressionante registo de 26 vitórias, nove empates e oito derrotas na competição e na temporada passada, como já foi referido, esteve muito perto de chegar à final, tendo sido eliminado pelo Marselha nas meias-finais.

Nas duas últimas temporadas, os austríacos foram relegados para a Liga Europa depois de terem ficado pelo caminho na qualificação da Liga dos Campeões. E, para cúmulo do azar, sem perderem qualquer jogo.

Esta época, despacharam o KF Shkendija 79 na terceira pré-eliminatória, por 4-0, mas ficaram pelo caminho no “play-off”, pois empataram a dois golos em casa com o Crvena Zvezda depois de uma igualdade sem golos fora. Na época transata, a história foi muito parecida: na segunda pré-eliminatória aplicaram um indiscutível 6-0 ao FC Hibernian mas na terceira pré-eliminatória foram eliminados devido à praga dos golos sofridos em casa: 1-1 com o HNK Rijeka e 0-0 fora.

No mesmo grupo do “irmão” de Leipzig

Decididamente, este Red Bull Salzburg dá-se muito bem na Liga Europa. Depois de ter ganho o seu grupo na temporada passada, caminha para alcançar o mesmo feito em 2018/19, partindo para as duas últimas jornadas com seis pontos de avanço sobre o Celtic e sobe o “irmão” RB Leipzig.

Recorde-se que a presença no mesmo grupo de duas equipas com o mesmo acionista maioritário levantou muitas questões, mas a UEFA decidiu manter o resultado do sorteio, pois afinal não seria bem assim. O RB Leipzig terá 99% de suas ações vinculadas à companhia de bebidas energéticas, enquanto que esta ocupará apenas o papel de patrocinadora no RD Salzburg. Logo na primeira jornada da competição, o Red Bull Salzburg visitou o RB Leipzig e ganhou por 3-2, estando o segundo encontro marcado para 29 de novembro.

Um passeio na Áustria

Para além de espalhar a sua classe nos relvados europeus, o Red Bull Salzburg é dono e senhor no seu país, liderando o campeonato com 38 pontos em 14 jogos, fruto de 12 vitórias e dois empates. O segundo classificado, LASK, já está a 12 pontos de distância. Refira-se que o Red Bull Salzburg procura o seu sexto título de campeão nacional consecutivo e o décimo nos últimos 12 anos.

De acordo com alguns órgãos de comunicação social ingleses, Tottenham, Arsenal e Leeds têm enviado emissários a jogos do Red Bull Salzburg com o intuito de ver o atacante israelita em ação. Avaliado em 12,50 milhões de euros pelo site “Transfermarkt”, o futebolista de 26 anos não deverá permanecer muito mais tempo no atual clube.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

22-11-2018



RELACIONADOS