Muitos milhões e algumas polémicas depois, Alexandre Pato volta ao Brasil por amor

Muitos milhões e algumas polémicas depois, Alexandre Pato volta ao Brasil por amor

Desporto

Muitos milhões e algumas polémicas depois, Alexandre Pato volta ao Brasil por amor

Avançado está de volta ao campeonato brasileiro para representar o São Paulo.

Artigo de Bruno Seruca

28-03-2019

Aos 29 anos, Alexandre Pato está de volta ao Brasil. O avançado brasileiro é o primeiro reforço do São Paulo, tendo assinado contrato até 2022, a troco de 8 milhões de euros. Sendo que o clube prometeu ainda ressarcir Pato dos 2,5 milhões de euros que teve de pagar para rescindir contrato com os chineses do Tianjin Tianhai. Muitos milhões e algumas polémicas depois, o jogador está de volta a casa por amor.

 

 

De acordo com a imprensa brasileira, Pato assinou contrato com o São Paulo por causa de Rebeca Abravanel. O jogador e a apresentadora conheceram-se no final do ano passado e aquele que era um namoro à distância passa agora a algo sério. Existe mesmo o rumo de que o avançado irá casar-se com Rebeca Abravanel, filha de Sílvio Santos, o famoso apresentador brasileiro. E foi mesmo o amor que levou Pato a abdicar de muitos milhões. A jogar na China desde 2017, o avançado tinha um ordenado de 10 milhões de euros por temporada, aquele que era o 11º salário mais elevado do campeonato.

Muitos milhões e algumas polémicas depois, Alexandre Pato volta ao Brasil por amor

Pato ganhava 10 milhões por ano nos chineses do Tianjin Tianhai

O regresso a casa corresponde à sexta aventura de Pato no futebol brasileiro. O avançado começou por dar nas vistas no Internacional, que acabou por vender o jogador ao Milan, em 2007. Sete anos depois, o primeiro regresso, para vestir a camisola do Corinthians. Passou ainda pelo São Paulo e mais duas vezes pelo Corinthians. Agora, é o regresso a um clube pelo qual marcou 23 golos em 72 jogos.

As passagens pelo Brasil ficam ainda marcadas por algumas polémicas. Em 2013 o jogador Emerson Sheik celebrou uma vitória com um beijo na boca a um amigo. O assunto deu que falar e Pato chegou a dizer que só fazia algo semelhante com mulheres. Muitos adeptos do Corinthians gostaram da resposta, mas o jogador foi acusado de preconceito. Quase dois anos depois, defendeu a atuação do árbitro Carlos Amarilla no jogo que fez com que o Corinthians fosse eliminado da Taça Libertadores pelo Boca Juniors e que ficou marcado por diversos erros do árbitro. “Esteve muito bem e fez o seu papel”, disse.

Passagem de Pato pelo Brasil fica marcada por golos e polémicas

Em 2014, numa altura em que estava emprestado ao São Paulo pelo Corinthians, festejou uma vitória da equipa a que estava emprestado sobre o emblema que detinha o seu passe. Foi acusado de traição pelos adeptos. E o presidente do Timão chegou a dizer em público que Pato não podia esquecer-se do clube a que teria de se apresentar. Chegou também a desejar a derrota do Coringão nas competições internacionais. A passagem pelo clube fica ainda marcada por uma grande penalidade à Panenka que ditou a eliminação do Corinthians da taça do Brasil. Este foi mesmo o ponto final na relação do jogador com o clube.

Problemas no Chelsea

Mas não foi apenas no Brasil que o jogador protagonizou polémicas. Em janeiro de 2016 foi emprestado ao Chelsea. Chegou numa forma física tão má que foi criticado por Guus Hiddink, então treinador dos blues. O holandês obrigou o jogador a fazer uma espécie de pré-temporada e o clube londrino esteve perto de devolver Pato ao Corinthians. Acabou por participar em apenas dois jogos, tendo marcado um golo.

Olhando para a carreira de Alexandre Pato, fica a sensação de que poderia ter sido muito mais rica. É certo que foi campeão em Itália, ganhou uma Taça dos Libertadores, sagrou-se duas vezes campeão do Mundo de clubes e tem também no palmarés uma Taça das Confederações. Algo que soa a pouco a um jogador a quem todos anteviam uma carreira brilhante.

Glória no poderoso Milan

Os momentos altos do jogador foram passados no então poderoso Milan. Pelo clube italiano participou em 150 jogos, tendo marcado 63 golos. Na China marcou 36 golos em 60 jogos. Passou ainda pelos espanhóis do Villarreal, tendo marcado 6 golos em 24 jogos. Agora, o coração leva-o de volta ao Brasil e a polémica já está instalada. Edmundo, ex-jogador brasileiro, já tinha apelidado Pato de “eterna promessa” e agora diz que o jogador é uma contratação equivocada que não irá resolver os problemas do clube. Diz ainda que Pato andou a oferecer-se a diversos clubes que não quiseram a sua contratação, como foi o caso do Palmeiras.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-03-2019



RELACIONADOS