Michael Owen e Alan Shearer, de amigos goleadores à troca de acusações nas redes sociais

Michael Owen e Alan Shearer, de amigos goleadores à troca de acusações nas redes sociais

Desporto

Michael Owen e Alan Shearer, de amigos goleadores à troca de acusações nas redes sociais

Michael Owen lança autobiografia, fala sobre zanga com Alan Shearer e os dois antigos avançados acabam nas redes sociais a trocar acusações.

Artigo de Bruno Seruca

04-09-2019

Michael Owen e Alan Shearer são dois dos maiores goleadores da história do futebol inglês. Além de terem partilhado o ataque da seleção britânica, foram ainda colegas de equipa no Newcastle. Os ex-jogadores eram tão amigos que até viviam perto um do outro. Sendo que Owen chegou mesmo a morar com Shearer quando chegou ao Newcastle. Até que na temporada 2008/09 tiveram uma desavença que praticamente acabou com a amizade. E que é agora relatada por Owen, que acaba de lançar Reboot, uma autobiografia.

Foi nessa temporada que Alan Shearer assumiu o papel de treinador do Newcastle. A missão era impedir que o clube fosse relegado para o segundo escalão do futebol inglês. Os Magpies chegaram ao último jogo a necessitar apenas de um ponto, mas acabaram por perder e descer de divisão. “Ele foi levado para St. James Park como o salvador, o rapaz local. Poderia ter sido uma ótima história, mas ele falhou. Em vez de analisar as próprias falhas, foi mais fácil culpar o Michael Owen”, conta Owen. Que recorda uma conversa antes do jogo decisivo da época.

“Ele [Shearer] foi levado para St. James Park como o salvador, o rapaz local. Poderia ter sido uma ótima história, mas ele falhou”

“Disse-lhe que não estava totalmente em forma, mas preparado para jogar. Ao sair do seu escritório ele fez uma insinuação que me levou a acreditar que achava que estava a pensar no meu próximo contrato. Não sou estúpido, ambos sabíamos que estaria livre em poucas semanas”, revela. “Só três meses depois é que descobri que Alan Shearer estava a ferver comigo. Não só isso, como estava a dizer, a quem quisesse ouvir, o que pensava de mim”, prossegue. “Tenho pena dele. Que nunca tenha dado certo no Newcastle. Ainda não conversámos sobre isto pessoalmente e é uma pena, porque, como já disse em diversas ocasiões, éramos muito bons amigos”, refere.

Leia ainda: Jesé Rodriguez: muitos milhões, poucos golos e o filho da vergonha

E esta não é a única revelação que Owen, que foi eleito o melhor jogador do mundo em 2001, faz sobre o Newcastle. “A minha ida para o Newcastle [vindo do Real Madrid] foi uma das que me arrependo. Devia ser seguido o meu instinto desde o início. Não queria ir para lá, o meu coração ainda pensava num regresso ao Liverpool, mas não conseguiam cobrir a proposta do Newcastle. Mas do ponto de vista da carreira, não havia dúvidas de que seria um passo atrás”, desabafa.

“A minha ida para o Newcastle [vindo do Real Madrid] foi uma das que me arrependo”

Owen vai mais longe e relata um episódio que o marcou pela negativa no clube e que aconteceu quando se lesionou num jogo, tendo sido substituído. “Quando cheguei a casa, revi o jogo e ouvi os adeptos do Newcastle, os meus adeptos, a cantar ‘que desperdício de dinheiro’, enquanto eu saía de maca. Não posso negar que o que aconteceu naquele dia mudou as coisas. Não iria sequer tentar voltar a cair nas boas graças dos adeptos. Em vez disso comecei a pensar: ‘Não tenho de justificar-me à porcaria dos adeptos do Newcastle’”, dispara. Owen acusa ainda os adeptos do Newcastle de terem uma “espécie de ilusão” de que o clube é grande.

Leia também: Estes são os salários dos jogadores portugueses que jogam na Liga inglesa

Quem não gostou destes relatos foi Alan Shearer. Que recorreu ao Twitter para criticar o antigo amigo, dando início a uma troca de bocas entre ambos naquela rede social. Shearer, atualmente comentador televisivo, partilhou um vídeo em que Owen aparece a dizer que ao longo dos últimos seis, sete anos de carreira mal podia esperar para se reformar. “Sim, Michael, também pensámos nisso, mas com um ordenado de 132 mil euros por semana…”, escreve na legenda que acompanha o vídeo.

“Não tenho a certeza se és tão leal ao Newcastle como dizes”

Ao estilo dos momentos altos da carreira, Owen foi veloz na resposta. “Não tenho a certeza se és tão leal ao Newcastle como dizes. Lembro-me claramente de estares a poucos centímetros de assinar contrato com o Liverpool depois de Sir Bobby Robson te ter colocado no banco. Tentaste tudo para sair”, respondeu. Este episódio será a prova de que as pazes não serão feitas em breve.

Foto: Reuters

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-09-2019



RELACIONADOS