A surfista Maya Gabeira renovou o seu próprio recorde do mundo feminino da maior onda surfada. Isto depois da oficialização pelo Guinness World Records da marca de 22,4 metros alcançada em fevereiro na Nazaré, em Portugal. A brasileira ficou conhecida dos portugueses por motivos pouco felizes. Estávamos em outubro de 2013 quando a surfista brasileira de ondas gigantes decidiu enfrentar o famoso canhão da Nazaré. A big rider carioca acabou por cair e quando se temia o pior, fraturou apenas o tornozelo. “Logo mais estou de volta”, avisou Maya Gabeira nas redes sociais. A surfista cumpriu com o prometido e voltou a enfrentar as ondas gigantes da Nazaré. O medo ficou para trás e no mesmo local arrancou um recorde do Guinness.
Maya Gabeira, o canhão que domina as ondas da Nazaré
E tal como uma sereia atrai, devido à suavidade do canto, os navegantes para os rochedos, Maya Gabeira atrai multidões à Praia do Norte devido à mestria com que domina as ondas gigantes da Nazaré. E foi por lá que a carioca surfou aquela que é a maior onda da sua vida. “Foi uma sensação incrível, porque a onda que peguei em novembro eu não consegui completar. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar essa onda gigante. Quando saí do canal fui apanhada pelo Eric [Ribiere] e nem ele acreditou que fiz a onda. Foi bem legal e super emocionante, mesmo porque tinham várias pessoas que admiro na água. A comemoração foi grande”, explicou em declarações ao site da Globo.
Não perca: Sara Rodrigues, a antiga namorada de André Silva tem nova paixão
Ninguém passa indiferente aos encantos de Maya Gabeira. Que já surfou nua para a “Body Issue” da ESPN. “Foi muito estranho surfar nua”, disse. “Era difícil concentrar-me”, acrescentou. Mas não foi apenas a publicação que ficou rendida aos encantos de Maya Gabeira. Também a legião de fãs não resiste às fotografias que costuma partilhar nas redes sociais. Apaixonada pelo surf desde os 13 anos, Maya Gabeira é reconhecida como a surfista que não foge de nenhum desafio. Do vasto currículo da brasileira fazem parte cinco conquistas do Billabong XXL Global Big Wave Awards, na categoria de Melhor Performance Feminina. E numa altura que pode entrar para a história do surf feminino, Maya Gabeira já tinha sido a primeira mulher a surfar no Mar do Alasca.