Manchester United, 966 milhões em transferências, muitos flops e apenas quatro troféus em seis épocas

Manchester United, 966 milhões em transferências, muitos flops e apenas quatro troféus em seis épocas

Desporto

Manchester United, 966 milhões em transferências, muitos flops e apenas quatro troféus em seis épocas

Desde que Alex Ferguson deixou o Manchester United, o clube teve quatro treinadores e gastou uma fortuna em jogadores. Parte deles são flops e apesar de não ter conquistado o campeonato, apenas José Mourinho teve sucesso no banco dos red devils.

Artigo de Bruno Seruca

15-10-2019

Foi no final da época 2012/13 que Alex Ferguson deixou o cargo de treinador do Manchester United. Chegava assim ao fim um ciclo vitorioso que se prolongou durante 27 anos. Desde então, os red devils já tiveram quatro treinadores: David Moyes, Louis van Gaal, José Mourinho e o atual, Ole Gunnar Solskjaer. Nenhum deles conseguiu ser campeão, os três primeiros foram despedidos e diz-se que este será o destino do ex-jogador norueguês. O reinado dos treinadores do período pós-Ferguson é pautado por transferências milionárias. Desde o abandono do mítico treinador já foram gastos perto de mil milhões de euros em jogadores, com parte deles a ser uma verdadeira desilusão.

Manchester United gastou 966 milhões de euros em jogadores desde a saída de Alex Ferguson

David Moyes tinha a espinhosa missão de fazer esquecer Alex Ferguson. Acabou por não conseguir e teve um reinado curto no banco do United. Da sua lista de reforços fazem parte apostas acertadas. Como é o caso de Juan Mata e Marouane Fellaini. Não há mesmo nenhum fracasso de milhões. Neste caso específico, não se pode dizer que foram os maus jogadores a ditar a saída do treinador.

Leia ainda: Cristiano Ronaldo marca o golo 700 e estes foram os melhores

Segue-se Louis van Gaal. E aqui o caso muda de figura. Angel di Maria (68 milhões), Morgan Schneiderlin (35), Luke Shaw (34), Memphis Depay (29), Marcos Rojo (18), Matteo Darmian (14), Schweinsteiger (7,4) e Falcao (7 milhões pelo empréstimo) acabaram por desiludir com o treinador holandês. São mais de 212 milhões gastos com jogadores que não fizeram a diferença no clube. Destes, apenas Luke Shaw e Rojo ainda se mantêm no plantel.

Angel di Maria e Fred são os flops mais caros

Com José Mourinho, o United ainda conseguiu conquistar uma Liga Europa. Ainda assim, o treinador português é alvo de críticas por algumas contratações falhadas. Como é o caso de Fred (60 milhões). Sendo que notícias recentes dão conta de que o jogador brasileiro não terá sido escolhido pelo Special One. Dos flops fazem ainda parte Mkhitaryan (34) e Lee Grant (1,7). Tal como Alexis Sanchez que chegou ao clube a custo zero, mas com pesados encargos financeiros. Foi durante o reinado do português que o clube contratou ainda Matic (46), Bailly (34) e Dalot (22), jogadores que o Daily Mail, que fez contas aos milhões gastos, considera ainda não existir um veredicto final em relação à qualidade que acrescentaram ao plantel.

Leia também: O craque é Lucas Piazón, mas o destaque vai para a namorada, Elizabeth Kawalec

Depois do despedimento de Mourinho, o Manchester United apostou no ex-jogador Solskjaer para recuperar o clube. Tal como aconteceu com Moyes, também o norueguês contratou bons jogadores. Como é o caso de Maguire (91 milhões), Aaron Wan-Bissaka (57) e Daniel James (17), todos eles considerados bons reforços. Mas a verdade é que o clube ocupa um modesto 12º lugar no campeonato inglês, somando resultados dececionantes e estando já a 15 pontos de distância do primeiro lugar.

José Mourinho, o único treinador de sucesso nas últimas seis épocas

Se aos flops forem acrescentados os bons jogadores, o Manchester United gastou – sem contar com as transferências a custo zero, que acabam por ter sempre encargos, 966 milhões de euros em jogadores ao longo de sete épocas, contando já com a atual. Durante este período, o clube conquistou apenas uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga, uma Supertaça de Inglaterra e uma Liga Europa. Excetuando a Taça de Inglaterra, conquistada por Louis van Gaal, as restantes conquistas foram alcançadas por José Mourinho.

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

15-10-2019



RELACIONADOS