Madrid é a cidade que manda no futebol europeu

Madrid é a cidade que manda no futebol europeu

Desporto

Madrid é a cidade que manda no futebol europeu

Real Madrid e Atlético de Madrid podem ganhar Liga dos Campeões e Liga Europa na mesma época, igualando um feito só alcançado por Milão, em 1993/94. E a capital espanhola soma mais troféus nas competições europeias que qualquer outra cidade.

Artigo de André Cruz Martins

04-05-2018

Real Madrid e Liverpool FC defrontam-se na final da Liga dos Campeões a 26 de maio. Dez dias antes, a final da Liga Europa será decidida entre Atlético de Madrid e Olympique de Marselha. Significa isto que a capital espanhola pode celebrar a conquista das duas competições europeias na mesma época, alcançando um feito que até agora só estava na posse de Milão, quando em 1993/94 o AC Milan ganhou a Taça dos Campeões, após uma fantástica vitória por 4-0 diante do FC Barcelona e o Inter Milão a Taça UEFA, depois de bater o Casino Salzburgo por 2-0, clube austríaco que tinha sido o “carrasco” do Sporting.

De resto, Madrid é a cidade mais bem sucedida na história das competições europeias, com um total de 17 troféus, embora grande parte obra do Real Madrid, que ganhou 12 Taças/Ligas dos Campeões e duas Taças UEFA, com o Atlético de Madrid a vencer duas Ligas Europa e uma Taça das Taças. De referir que nestas contas entram apenas em consideração a Liga dos Campeões, a Taça UEFA e a antiga Taça dos Vencedores das Taças, ficando de fora provas como a Supertaça Europeia, a Taça Intercontinental e o Mundial de Clubes.

Real Madrid e Atlético de Madrid têm sido os grandes dominadores em finais das últimas décadas. Os “merengues” estiveram presentes em três das últimas quatro da Liga dos Campeões e ganharam sempre, enquanto os “colchoneros” estiveram em duas da Liga Europa, que venceram, e em outras duas da Liga dos Campeões, em que foram derrotados precisamente pelo grande rival da cidade.

Real Madrid ganhou 12 finais em 14, Atlético três em nove

O Real Madrid é aquele clube que quase nunca falha nestes momentos, pois só perdeu duas das 16 finais que disputou. Já o Atlético de Madrid tem um aproveitamento bastante inferior, com três triunfos em nove presenças. Curiosamente, os “colchoneros” chegaram a três finais de cada uma das três provas, estando ainda a zeros em vitórias na Champions.

Por incrível que pareça, Real Madrid e Atlético de Madrid têm ainda a curiosidade de serem os únicos clubes da mesma cidade que se defrontaram em jogos das competições europeias, nas tais finais da Liga dos Campeões, de 2013/14 e 2015/16. Já houve outros clubes do mesmo país que se defrontaram, mas nunca da mesma cidade.

Milão está muito perto de Madrid

Depois dos 17 troféus de Madrid nas três competições europeias de clubes, segue-se Milão, com 15, mas aqui com muito mais equilíbrio na distribuição dos títulos. O AC Milan ganhou nove, com destaque para as sete Liga dos Campeões em 11 finais, enquanto o Inter Milhão venceu seis em nove finais (três Ligas dos Campeões e três Taças UEFA).

Madrid e Milão são definitivamente as cidades que mandam do futebol europeu, seguindo-se três a larga distância, com nove troféus: Barcelona, todos por parte do FC Barcelona (cinco Liga dos Campeões e quatro Taças das Taças), Liverpool (oito para o FC Liverpool e um para o Everton) e Londres, que é a cidade mais “democrática”, sinal do maior número de grandes clubes que possui – quatro para o Chelsea, três para o Tottenham, um para o Arsenal e um para o West Ham.

Será que Madrid vai fazer jus ao seu estatuto e igualar o feito de Milão de 1994? Poucos discutem o favoritismo do Real Madrid diante do FC Liverpool e do Atlético de Madrid frente ao Olympique Marselha, mas ingleses e franceses também são grandes equipas e prometem dificultar a vida a “merengues” e “colchoneros”.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

04-05-2018



RELACIONADOS