Dodi Lukebakio deu-se a conhecer ao futebol mundial com um hat-trick frente ao Bayern Munique, em pleno Allianz Arena, que valeu à sua equipa, os recém promovidos do Fortuna Düsseldorf, um importante empate a três bolas contra a mais poderosa equipa da Bundesliga. O jovem avançado belga-congolês tem sido uma das revelações da principal liga alemã e já se fala no interesse de equipas com outro poderio financeiro, nomeadamente o Dortmund.
A performance do jovem jogador, 21 anos, tem vindo em crescendo ao longo do campeonato. Esta época, em 27 jogos, divididos entre taça e campeonato, leva 12 golos marcados. A isso soma ainda alguns lances de encher o olho, nomeadamente quando coloca a sua grande velocidade em jogo. Foi precisamente com a sua velocidade que conseguiu ferir o todo poderoso Bayern Munique.
Leia também: Basaksehir, o clube jovem com uma equipa de trintões em final de carreira que está imparável na Turquia
Se o primeiro golo frente aos “bávaros” foi um lance típico de área, onde demonstrou que o seu instinto de goleador está em dia, os outros dois foram de bolas lançadas na costas da defesa do Bayern. No um-contra-um frente a Manuel Neuer não perdoou. Ainda a propósito deste duelo entre Neuer e Lukebakio, importa referir que o avançado do Düsseldorf foi o primeiro jogador a marcar três golos ao guarda-redes alemão na Bundesliga.
Veja o vídeo:
Lukebakio, de dispensado do Watford a estrela na Bundesliga
A fantástica exibição de Lukebakio ganha ainda maior relevo se tivermos em conta que os campeões alemães já não sofriam um hat-trick desde 2001, na altura marcado por Ebbe Sand, ao serviço do Schalke. Ronaldo e Messi, fregueses habituais no que a marcar três golos diz respeito, nunca marcaram três golos nos diversos embates que tiveram com a equipa alemã.
“Foi uma sensação única”, disse o jovem avançado no final do jogo. Não surpreende, o incrível feito alcançado na casa do Bayern teve como protagonista alguém que tardava a mostrar créditos. Um jogador dispensado por um Watford que conta com claras limitações no plantel ao nível de opções ofensivas. Mas a carreira de Lukebakio tem sido um pouco assim, uma montanha-russa de altos e baixos.
Leia ainda: De Cristiano Ronaldo a Messi, estas são as 12 ovações de adeptos rivais que marcam a história do futebol
Começou no Anderlecht e apresentou-se a um bom nível. Foi jogar, por empréstimo dos belgas, para o Toulouse de França, onde desiludiu. Seguiu-se novo empréstimo, desta vez ao Charleroi, também da Bélgica, e voltou a mostrar um bom nível, de tal modo que foi contratado pelo Watford. Na equipa inglesa fez apenas um jogo, na época 17/18. Está agora na Alemanha, depois de ter surpreendido os responsáveis alemães num amigável entre o Fortuna Düsseldorf e o Watford. Voltou agora a brilhar. Será desta que se impõe definitivamente? Só o tempo o dirá.
Para já, encontra-se na seleção belga de sub-21. De origem congolesa, mas nascido na Bélgica, o jovem tem como objetivo chegar à principal equipa dos diabos vermelhos. Isto apesar de já ter representado a seleção principal do Congo. “Acredito que tenho qualidade para lá chegar [seleção principal belga]”, disse em entrevista. Conseguirá convencer Roberto Martínez? É outra das questões que fica no ar. Uma coisa é certa: a ida para um clube com outra expressão vai ajudá-lo nesse objetivo.