Luka Doncic, o prodígio europeu da NBA bate recorde de LeBron James com mais de 10 anos

Luka Doncic, o prodígio europeu da NBA bate recorde de LeBron James com mais de 10 anos

Desporto

Luka Doncic, o prodígio europeu da NBA bate recorde de LeBron James com mais de 10 anos

O jovem esloveno superou Lebron James como o mais jovem jogador de sempre a fazer um triplo-duplo com 30 pontos.

Artigo de Hugo Mesquita

01-02-2019

Luka Doncic continua a fazer história na NBA. O camisola 77 dos Dallas Mavericks superou Lebron James como o mais jovem jogador de sempre a fazer um triplo-duplo com pelo menos 30 pontos. O feito foi conseguido na derrota por 123 a 120 às mãos dos Toronto Raptors. O esloveno de 19 anos inscreveu o seu nome na história na mais importante competição de basquetebol do mundo com 35 pontos, 12 ressaltos e ainda 10 assistências. Os 35 pontos foram, inclusive, a melhor marca na ainda curta carreira de Doncic.

“Foi especial, claro, mas teria sido ainda mais se tivéssemos vencido”, disse Doncic logo após o o final do jogo. O novo menino prodígio da NBA conseguiu o feito a pouco mais de um mês de completar 20 anos. LeBron James, por sua vez, tinha 20 anos e 100 dias de idade quando alcançou a marca, contra os Milwaukee Bucks.

Os feitos de Doncic não se ficam por aqui. Nos últimos 35 anos, o esloveno foi apenas o quarto rookie na história da NBA a completar um triplo-duplo com pelo menos 35 pontos. Os outros foram Stephen Curry (2010), Jason Kidd (1995) e Michael Jordan (1985).

Junte-se a nós no Instagram:

 

Estreia na equipa principal do Real Madrid aos 16 anos

Luka iniciou-se no basquetebol aos 11 anos, ao serviço dos eslovenos do Olimpija Ljubljana. Aos 13 anos obteve o seu primeiro grande destaque internacional. Foi o MVP do Torneio Lido de Roma, com números assombrosos: conseguiu 41 pontos nas meias-finais e na final obteve 54 pontos, 11 ressaltos e dez assistências na vitória diante da Lazio.

Leia também: Stephen Curry e mais 9 filhos da NBA

Em abril de 2015, com apenas 16 anos e 2 meses, estreou-se na Liga ACB na primeira equipa dos “merengues” tornando-se no mais jovem de sempre a debutar ao serviço do clube. Na temporada de 2017/18, foi o MVP da Liga ACB.

A 21 de junho de 2018 foi selecionado pelos Atlanta Hawks como a terceira escolha do draft da NBA, mas nesse mesmo dia rumou ao Dallas Mavericks, durante o draft realizado em Nova Iorque. Hoje em dia, os Hawks devem estar a rogar pragas por terem efetuado este negócio.

Sabe fazer tudo dentro de campo

Luka pode jogar como base ou como extremo. Tem no lançamento de três pontos a sua grande especialidade, destacando-se ainda pela magnífica visão de jogo e capacidade física. É o chamado jogador completo. Não é fraco em nenhum aspeto, contribuindo para o jogo da sua equipa com a marcação de pontos, assistências, ressaltos e bolas roubadas.

Para além de brilhar na NBA, tem sido essencial na seleção eslovena. Foi uma das grandes figuras no primeiro título do país no Eurobasket. Nos jogos da competição, teve médias de 14.3 pontos, 8 ressaltos e 3,6 assistências, tendo sido eleito para a equipa ideal da competição.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

01-02-2019



RELACIONADOS