É uma das maiores estrelas da NBA e tem tudo a seu favor para vir a assinar aquele que será o contrato mais lucrativo da história do mais famoso campeonato de basquetebol. Luka Doncic, base dos Dallas Mavericks, já é elegível para assinar um contrato que permitirá que ganhe qualquer coisa como 318 milhões de euros em cinco temporadas. Algo que irá acontecer a partir de 2026/27. Algo que passa a ser possível depois de ter sido (novamente) eleito para a principal equipa da fase regular (first all NBA Team). Esta é a quinta eleição do esloveno em seis anos de NBA.
Leia ainda: Jimmy Butler, o herói habitual dos Miami Heat iguala feito incrível de Michael Jordan
Atualmente, o basquetebolista, de 25 anos, tem um contrato de cinco temporadas, que termina em 2026/27, que lhe irá aumentar o saldo da conta bancária em quase 200 milhões de euros. No final do contrato, Luka Doncic terá aquilo a que se chama de player option. O que significa que pode decidir permanecer no Texas ou tornar-se num free agent e decidir o futuro sem qualquer problema. Ainda assim, pode optar por assinar o contrato mais lucrativo da história da NBA. Isto mesmo que não faça parte de nenhuma All NBA Team em 2024/25.
Luka Doncic poderá ganhar 71 milhões de euros numa temporada
Caso avance para o contrato, a projeção é de que receba 54 milhões de euros em 2026/27. Valor que passa para os 58, 63 e 68 milhões de euros nas épocas seguintes. Sendo que o último ano de contrato, 2030/31, terá um salário de 71 milhões de euros. Atualmente, o jogador mais bem pago da história da NBA é Anthony David, dos LA Lakers. Que tem um salário anual de 57 milhões de euros num contrato de quatro temporadas assinado na última época.
Fotos: Reprodução Instagram