Lucas Moura. Da discussão com Ibramihovic, a bufo do PSG e agora a salvador dos “spurs”

Lucas Moura. Da discussão com Ibramihovic, a bufo do PSG e agora a salvador dos “spurs”

Desporto

Lucas Moura. Da discussão com Ibramihovic, a bufo do PSG e agora a salvador dos “spurs”

Lucas Moura atravessa um momento de forma fantástico ao serviço do Tottenham, mas também se tem feito notar pela polémica.

Artigo de Equipa Paraeles

08-05-2019

Lucas Moura tem andado nas bocas do mundo esta época. Por um lado, pelas excelentes exibições ao serviço do Tottenham que fizeram com que fosse eleito o jogador do mês de agosto no campeonato inglês. Por outro, por se ter envolvido indiretamente na campanha para as Presidenciais no Brasil, ao manifestar o seu apoio ao polémico candidato Jair Bolsonaro, que viria a ganhar as eleições, o que lhe valeu enormes críticas de muitos adeptos.

Leia ainda: Ferland Mendy, do abandono do futebol e da cadeira de rodas ao Real Madrid

O futebolista brasileiro apontou os três golos da fantástica reviravolta que os “spurs” conseguiram na segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, ao vencerem o Ajax, na Holanda, por 3-2, isto depois de os ingleses terem ido para o intervalo a perder por 2-0. Na primeira mão os ingleses foram derrotados em casa por 1-0. No fim do jogo houve choro em ambas as partes, mas por razões diferentes, claro. Os jogadores do clube londrino de felicidade, enquanto os holandeses tiveram um pé e meio na final e acabaram por perder no último minuto.

O Nápoles conta com ela para atacar o título

Começo de época de sonho

A eleição do jogador do mês em Inglaterra é feita pelo público, depois de escolhida uma “shortlist” por um grupo de especialistas. Lucas Moura levou o prémio em agosto de 2018, sendo apenas o quarto brasileiro a conquistar este prémio, que é entregue todos os meses desde a época de 1994/95. O último brasileiro a levar o troféu tinha sido David Luiz, em 2011, ao serviço do Chelsea.

“É difícil explicar o que senti. Fiquei muito feliz, porque sei que não é fácil ganhar este troféu. Esperei muito por esse momento e agora vou desfrutar. No entanto, tenho de continuar a trabalhar, porque acredito que há muito mais para vir”, afirmou.

Não teve impacto imediato nos “spurs”

Lucas Moura, de 26 anos, chegou ao Tottenham em janeiro de 2018, depois de ter perdido espaço no PSG. Entre 2013/14 e 2016/17 foi uma das grandes figuras da equipa francesa, tendo somado qualquer coisa como 208 jogos e 45 golos, mas a chegada de grandes estrelas como Neymar e Mbappé mudou a sua situação e só fez seis jogos na época passada, saindo em janeiro para os “spurs”.

A sua afirmação não foi imediata e em 2017/18 só cumpriu 11 jogos, com um golo marcado. Ainda assim, manteve a confiança de Mauricio Pochettino e “explodiu” esta temporada, começando a justificar os 28,50 milhões de euros investidos pelo Tottenham na sua aquisição.

Lucas já mereceu inclusivamente os elogios públicos de Harry Kane, a grande figura do Tottenham. “O Lucas foi um daqueles jogadores que alguns fãs pensaram ‘será que vai ficar?’ E ainda bem que ficou. Trabalhou muito, mereceu o seu lugar na equipa e mostra que que esta alta competitividade por um lugar na equipa tem de continuar”, destacou.

O conflito com Ibrahimovic

Lucas Moura viveu algumas polémicas durante a sua passagem pelo PSG. Em certa ocasião, quase chegou a vias de facto com Zlatan Ibrahimovic no balneário. A história foi revelada apenas meses depois, pelo central Marquinhos, que fazia parte desse plantel e foi confirmada por Lucas. “Vou dar uma ‘dura’ no Marquinhos porque são coisas de vestiário (risos). Sim, é verdade, houve uma discussão. Às vezes, quando a equipa não ganha, nós estamos de cabeça quente e acabamos por reclamar. O Thiago Silva teve de intervir para nos separar, mas são coisas do jogo e no dia seguinte já estava tudo bem”, contou, em junho de 2017.

“Quando eu cheguei o Ibrahimovic já era a figura da equipa. Ele tem uma personalidade forte, é aquele atacante que só pensa em golos e se a equipa ganha mas ele não marca fica chateado. Ele cobra muito, quer a bola para ele e os outros jogadores têm de se acostumar com isso”, acrescentou.

Emery desconfiava que ele era “bufo”

Definitivamente, os últimos tempos do extremo brasileiro em Paris não foram nada positivos e até teve de enfrentar uma das mais terríveis acusações que se podem lançar a um jogador profissional: a de ser um “bufo”.

Um dia depois de Lucas Moura ter sido anunciado como reforço do Tottenham, o jornal “Le Parisien” avançou com o grande motivo para a sua saída do PSG: alegadamente, o treinador Unai Emery não gostava dele porque achava que revelava histórias privadas aos jornais.

Nomeadamente, acerca de má relação entre Cavani e Neymar. Uma coisa é certa: quem não gostou da sua saída foi o seu amigo Neymar, que de acordo com alguns órgãos de comunicação social protestou internamente contra essa situação.

Casado com sósia de Kendall Jenner

Lucas Moura é casado com a bela morena Larissa Saad, que tem mais de 150 mil seguidores no Instagram. Oriunda de uma família abastada de São Paulo e com ascendência libanesa, o seu look já levou a comparações com Kendall Jenner. O casal tem um filho em comum, chamado Miguel e que fará 1 ano a 13 de novembro.

Nas redes sociais, o pai babado já mostrou o filho vestido com o equipamento do São Paulo FC, levando os adeptos do clube ao delírio. Apesar de ter começado a jogar futebol com 12 anos no rival Corinthians, foi no São Paulo FC que cumpriu a sua formação a partir dos 14 anos e se afirmou como profissional, até se mudar para o PSG em janeiro de 2013, por qualquer coisa como 40 milhões de euros. E o extremo faz questão de mostrar frequentemente o seu amor pelo “tricolor paulista”.

Apoia candidato polémico à Presidência

Falemos por fim da recente polémica em que Lucas Moura se envolveu com alguns adeptos nas redes sociais, depois de defender publicamente Jair Bolsonaro, candidato do Partido Social Liberal (PSL) à presidência da República do Brasil (as eleições são a 7 de outubro) e que foi esfaqueado durante uma ação de campanha. “Você quer enfrentar os bandidos com o quê? Ele não promove a violência, promove a justiça e que os bandidos tenham medo da polícia. Mas se você tiver uma solução melhor…”, escreveu o futebolista no Twitter, enquanto declarou o voto neste polémico candidato.

A discussão com alguns adeptos foi longa e alguns deixaram mesmo de seguir Lucas Moura no Twitter devido à sua opção política. Recorde-se que Bolsonaro é visto por muitos como o candidato da extrema direita e tem causado muita polémica por algumas das suas afirmações e por defender a posse legal de armas. Inclusivamente, já foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime de racismo.

“Se fosse racista ele estaria preso. Vejo você acusando gratuitamente sem argumentos. Sou brasileiro, posso opinar e me preocupar com o meu país não acha?”, foi outro dos posts do futebolista.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

08-05-2019



RELACIONADOS