Lozano, o mais caro de sempre do Nápoles tem queda para marcar nas estreias

Lozano, o mais caro de sempre do Nápoles tem queda para marcar nas estreias

Desporto

Lozano, o mais caro de sempre do Nápoles tem queda para marcar nas estreias

Deslumbrou no PSV Eindhoven nas últimas épocas e trocou os holandeses pelo Nápoles a troco de 42 milhões de euros, tornando-se assim na contratação mais cara de sempre dos italianos.

Artigo de André Cruz Martins

02-09-2019

A Juventus recebeu e venceu o Nápoles na segunda jornada da liga italiana. Os campeões italianos chegaram aos 3-0, relaxaram, os forasteiros ainda conseguiram empatar, mas um autogolo no último minuto de Koulibaly estabeleceu o resultado final em 4-3, a favor da vecchia signora. Apesar da derrota dos napolitanos, Hirving Lozano voltou a fazer história.

Deslumbrou no PSV Eindhoven nas últimas épocas e trocou os holandeses pelo Nápoles a troco de 42 milhões de euros, tornando-se assim na contratação mais cara de sempre dos italianos. Lozano ultrapassa assim Gonzalo Higuaín, que por 39 milhões trocou, em 2013, o Real Madrid pelo Nápoles.

Hirving Lozano tem queda para marcar nas estreias

No jogo frente à Juventus, “Chucky” Lozano (ganhou a alcunha por ser um terror para os adversários) voltou a marcar na estreia. É quarta vez que isso lhe acontece. Também faturou na primeira vez que atuou pelo Pachuca e PSV, assim como pela seleção mexicana.

Aos 18 anos estreou-se na equipa principal do Pachuca e logo mostrou a aura de predestinado. Lançado em campo aos 84 minutos, ainda foi a tempo de marcar o golo da vitória. Também faturou na estreia na Liga dos Campeões da Concacaf e o seu rendimento nas quatro temporadas ao serviço do Pachuca foi melhorando com o tempo: jovem revelação na época de estreia; titular e jogador influente na segunda temporada; absolutamente decisivo nas duas últimas campanhas, com destaque para os 18 golos em 37 jogos que apontou na derradeira época.

Leia ainda: Estes são os salários dos jogadores portugueses que jogam na Liga inglesa

Em fevereiro de 2016, com apenas 20 anos, estreou-se na seleção A mexicana e não demorou muito até se estabelecer como titular e grande figura. Custou 8 milhões de euros ao PSV Eindhoven e agora encheu os cofres do clube holandês. Casado desde os 18 anos com a namorada da adolescência Ana Obregón (não confundir com a veterana apresentadora espanhola de televisão), têm dois filhos em comum e costumam trocar mensagens de amor nas redes sociais.

Expulsões e acusações de racismo

A contrastar com o fantástico rendimento que apresentou dentro de campo ao serviço do PSV Eindhoven, o extremo também foi notícia pelo caráter conflituoso, que lhe valeu duas expulsões no campeonato holandês, a última punida com um castigo de três jogos de suspensão. “Truculento, eu? Isso faz parte do jogo e há futebolistas piores do que eu”, sublinhou, contestando o tratamento dos árbitros e da federação holandesa: “Um dos cartões vermelhos foi exagerado e no outro, depois do PSV ter recorrido do castigo, ainda me adicionaram um jogo de suspensão. Talvez não gostem muito que um mexicano esteja a destacar-se”, referiu.

Veja também: “Ele era mau, porco, competitivo e vingativo”

Algumas semanas depois, em entrevista recente à ESPN, já não foi de meias palavras e acusou alguns holandeses de racismo. “Aqui os adeptos chamam-me de tudo. ‘Mexicano de m…, vai para a tua terra’, entre outras coisas. Chegam a empurrar-me nos jogos. Enfim, algumas destas atitudes passam despercebidas, ou então as pessoas fingem que não vêm nada”, lamenta.

Oriundo de uma família humilde, Hirving Lozano tomou uma decisão importante com apenas dez anos. E que se viria a revelar absolutamente decisiva para o que ele é hoje em dia. Vivia na Cidade do México com a família, mas foi convidado a integrar a Academia do Pachuca. Ficava a várias centenas de quilómetros da sua casa. “Foi muito difícil para nós, mas a verdade é que não foram os pais que o convenceram. Eu perguntei-lhe se ele queria ir para o Pachuca e a sua resposta foi afirmativa” contou o seu pai, em entrevista recente a um canal televisivo no México.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

02-09-2019



RELACIONADOS