Kobe Bryant e o dia em que o basquetebolista provou ser imortal

Kobe Bryant e o dia em que o basquetebolista provou ser imortal

Desporto

Kobe Bryant e o dia em que o basquetebolista provou ser imortal

Kobe Bryant morre aos 41 anos na sequência de um trágico acidente de aviação que vitimou mais 8 pessoas, entre elas Gianna, a filha do ex-basquetebolista, de apenas 13 anos.

Artigo de Bruno Seruca

27-01-2020

Foi com grande choque que o mundo recebeu a notícia da trágica morte de Kobe Bryant. Aos 41 anos, o antigo basquetebolista não sobreviveu à queda do helicóptero que o transportava em Los Angeles, nos Estados Unidos da América. A bordo seguiam mais oito pessoas que também acabaram por falecer no acidente. Uma delas era Gianna, de apenas 13 anos, uma das filhas da antiga estrela dos Los Angeles Lakers, também ela já uma pequena estrela da modalidade em que o pai se destacou.

Kobe Bryant jogou sempre nos Los Angeles Lakers

Visto como um dos melhores basquetebolistas de todos os tempos, Kobe Bryant conseguiu aquilo que todos os atletas desejam: a imortalidade. Que neste caso foi alcançada com um percurso notável, ao alcance apenas dos predestinados. E existe um dia específico que prova que a memória do ex-basquetebolista não será esquecida. E para falar deste momento, temos de recuar até novembro de 2015. Foi nessa altura que Kobe Bryant anunciou que iria disputar a última época enquanto jogador. Castigado por muitas lesões, o jogador anunciava o adeus aos courts da NBA.

No último jogo da carreira, Kobe Bryant marcou 60 pontos

Com 38 anos, Kobe Bryant disputou o último jogo, já em 2016, frente aos Utah Jazz. Estávamos a 13 de abril e o jogo disputou-se no Staples Center. E aquilo que aconteceu, irá ficar para a história da modalidade e do desporto. O camisola 24 dos Lakers marcou 60 pontos nesse jogo. Numa altura em que a equipa perdia por 10 pontos, Kobe Bryant entendeu que não podia despedir-se com uma derrota. Foi então que pegou na bola e fez aquilo que é impossível de colocar em palavras. Só mesmo vendo o vídeo é que irá perceber na perfeição o motivo pelo qual ficou provado que Kobe Bryant é imortal.

Poucas horas antes da sua morte, Kobe Bryant era o terceiro melhor marcador da história da NBA. Tendo sido superado por LeBron James, a atual estrela dos Lakers. Aliás, a última publicação de Bryant no Instagram é a elogiar o feito do amigo. Conhecido como Black Mamba, o basquetebolista chegou à NBA com apenas 17 anos. E por lá ficou ao longo de duas décadas, sempre com a camisola dos Lakers. Para a história ficam cinco campeonatos e duas medalhas de ouro olímpicas (Pequim 2008 e Londres 2012). O ex-basquetebolista consegue ainda ser um dos sete basquetebolistas que ultrapassaram a barreira dos 30 mil pontos.

Kobe Bryant é dos poucos jogadores a passar a barreira dos 30 mil pontos

Atleta fora de série, Kobe Bryant também conquistou um Óscar. Foi em 2018 que a curta de animação Dear Basketball levou para casa o Óscar para a Melhor Curta de Animação. Este projeto era inspirado num poema que o antigo basquetebolista, que é o narrador da curta, escreveu quando colocou um ponto final na carreira.

Leia ainda: Domantas Sabonis, o lituano que brilha nos Indiana Pacers e segue as pisadas do pai

Ao longo das últimas horas têm sido feitas as mais diversas homenagens a Kobe Bryant. Algumas em forma de palavras. “Estou chocado com a notícia da morte de Kobe e Gianna. Não há palavras para descrever a dor que estou sentindo. Eu amava Kobe. Ele era como meu irmão mais novo. Costumávamos conversar sempre, e sentirei muita falta dessas conversas. Kobe era um competidor impiedoso, um dos maiores da história e uma força criativa. Kobe era também um pai incrível, que amava profundamente sua família. Tinha um orgulho imenso do amor da filha pelo basquete. Yvette junta-se a mim ao prestar as nossas condolências a Vanessa, aos Lakers e aos fãs de basquetebol ao redor do mundo”, partilhou Michael Jordan.

“Não há palavras para expressar a dor que estou a sentir. Perdi a minha sobrinha Gigi e o meu irmão Kobe. Amo-te e vou sentir saudades”, escreveu Shaquille O’Neal nas redes sociais. Também Cristiano Ronaldo fez uma sentida homenagem. “Muito triste por saber desta terrível notícia da morte de Kobe e da sua filha Gianna. Kobe era uma verdadeira lenda e inspiração para muita gente. Envio as minhas condolências para a sua família e amigos e para as famílias daqueles que também perderam a vida no acidente. Descansa em paz lenda”, partilhou o jogador português no Instagram.

“Ele era como um irmão mais novo”, diz Michael Jordan

Também na NBA têm sido feitas homenagens aos jogadores. Uma das mais emocionantes aconteceu durante o jogo que opôs os Whashington Wizards aos Atltanta Hawks. Primeiro, foi feita uma violação de 8 segundos. Depois, a outro equipa deixou esgotar os 24 segundos sem jogar. Homenageando assim os dois números que Kobe Bryant utilizou ao longo da carreira. Este encontro ficou ainda marcado pela excelente exibição de Trae Young, uma das grandes promessas da NBA. O jogador, que usa o 8 na camisola, fez mesmo um cesto do meio campo e pediu uma ovação para Kobe Bryant.

Fotos: Reuters

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

27-01-2020



RELACIONADOS