Kawhi Leonard, o trunfo que faz os Toronto Raptors sonharem com o anel

Kawhi Leonard, o trunfo que faz os Toronto Raptors sonharem com o anel

Desporto

Kawhi Leonard, o trunfo que faz os Toronto Raptors sonharem com o anel

Depois de muita controvérsia em torno da ida de Kawhi Leonard para Toronto, o jogador está a elevar a fasquia da equipa e foi importante na chegada à final do playoff da NBA.

Artigo de Hugo Mesquita

30-05-2019

A vinda de Kawhi Leonard para Toronto foi tudo menos pacífica e esteve longe de ser consensual, ainda que a qualidade do antigo homem dos San Antonio Spurs seja inegável. Leonard foi uma aposta pessoal do presidente Masai Ujiri para elevar para outros patamares uma já talentosa equipa dos Toronto Raptors. Para contar com o talentoso jogador, os Raptors tiveram que abdicar da sua principal estrela, DeMar DeRozan, do suplente Poeltl e ainda de uma quase imprescindível first pick no draft. Uma opção arriscada e controversa, mas os recentes resultados mostram que pode ter sido a mais acertada.

A saída de um ídolo nunca é fácil, ainda para mais desta form. Os fãs não ficaram felizes e DeMar DeRozan menos ainda ficou. “Falam-te uma coisa e, no final, é outra. Não se pode confiar neles. Não existe lealdade neste jogo. Vendem-te rápido por um pouco de nada…”, desabafou DeRozen, o agora dos Spurs, no Instagram, aquando da transferência.

Leia também: James Harden, o benfiquista que não escapou à maldição Kardashian e que faz história na NBA 

A verdade é que Masai Ujiri, que já tinha brilhado como dirigente nos Denver Nuggets, foi um pouco contra os seus princípios quando optou pela contratação de Leonard. Rompeu com uma equipa que vinha em crescimento há cinco anos, modesta, para contratar uma das principais estrelas da modalidade. “Eu entendo de desporto e, no desporto, o objetivo é vencer. E eu tenho um mandato para vencer”, justificou-se na altura, e a verdade é que o nível da equipa aumentou de sobremaneira.

Veja o vídeo:

Kawhi Leonard e LeBron James juntos?

Os Toronto Raptors garantiram pela primeira vez um lugar na final dos playoffs e têm tido em Kawhi Leonard a principal figura da equipa. Além de talento, o jogador nascido em Los Angeles traz personalidade à equipa como se tem provado por estes últimos jogos, em que, mesmo com uma lesão, se tem apresentado a bom nível, sacrificando-se em prol do sucesso da equipa.

Não se sabe como vai terminar a época. A equipa do Canadá tem boas hipóteses de levar o anel para casa e Kawhi Leonard o prémio de MVP, o que seria simplesmente brutal. Mesmo que tal não aconteça, o negócio de Masai Ujiri entra para os melhores de sempre. Aliás, como entrou também aquele, também decidido por ele, que levou à saída de Carmelo Anthony dos Nuggets.

Leia ainda: Neemias Queta, o português que brilha nos Estados Unidos e está a um passo da NBA

Por responder está também a continuidade de Kawhi Leonard nos Raptors. É a principal figura de equipa, mas está livre de assinar por uma outra equipa no final da temporada. Natural de Los Angeles, já revelou que gostaria de representar uma equipa da sua cidade. Com LeBron James nos Lakers, seria interessante ver esta dupla a espalhar magia, junta, na quadra.

Por outro lado, os adeptos de Toronto estão a fazer de tudo para que Leonard fique. De tal forma que os restaurantes de Toronto criaram uma campanha para convencer o jogador a renovar. “Ka’Wine & Dine” (trocadilho com o nome do jogador, vinho e jantar, na tradução do inglês) é o nome da campanha e, basicamente, nos restaurantes que aderirem ao movimento, Kawhi Leonard poderá comer de graça caso renove contrato.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

30-05-2019



RELACIONADOS