Dono da baliza mexicana na Copa América, Julio González, jogador do Pumas, está a dar que falar por um motivo peculiar. É que o guarda-redes mexicano entra sempre em campo com uma luva (a esquerda) que tem quatro dedos em vez dos habituais cinco. O que faz com que todos queiram saber o motivo da criação da marca Elite Sports.
Leia ainda: Não vai para a Arábia Saudita, mas Rafa tem um El Dorado à espera na Turquia
E desenganem-se aqueles que acreditam que se trata de uma aposta comercial ou da sequência de um qualquer estudo que defende que os guarda-redes têm melhores exibições com luvas de quatro dedos. Afinal, tudo se resume à dor que Julio González sente. Tudo começou quando o jogador fraturou um dedo depois de assumir a titularidade da seleção mexicana. “Pouca gente soube na época, mas agora é público. Ele partiu o dedo. Primeiro, acharam que era uma luxação, mas pude ver o raio-x e o osso estava separado”, conta Alejandro Reséndiz, diretor da Elite Sports, à ESPN Deportes.
“Ele não queria parar”
Na sequência da lesão foi recomendada uma cirurgia para debelar o problema. A viver um bom momento de forma, o guarda-redes decidiu continuar a jogar. Mesmo com as dores que chegam a ser bastante intensas. Foi então que surgiu a ideia de uma luva personalizada. Que possibilita que Julio González amarre os dedos centrais da mão esquerda. O que é uma tentativa de diminuir a dor. “Doía muito. Ele não queria parar, estava num bom momento e havia competição pela posição, então aguentou. A ideia de desenhar uma luva com quatro dedos foi para evitar o uso de hastes no dedo e para deixá-lo mais confortável”, refere Alejandro Reséndiz.
“É uma questão médica”
Foram realizados testes em treinos e o guarda-redes mostrou-se agradado. A sensação de conforto e a diminuição das dores levaram a que continuasse a usar a luva. Tal como acontece agora na Copa América. A cirurgia foi então adiada, a luva dá que falar, mas existe uma certeza: a marca não ambiciona comercializar esta luva. “É uma questão médica”, explica o diretor da marca. Que assegura ainda que as luvas de quatro dedos continuam a ser desenvolvidas pela Elite Sports.
Fotos: Reprodução Instagram