Josh Maja, o avançado de Paulo Sousa que estragou os planos da Netflix

Josh Maja, o avançado de Paulo Sousa que estragou os planos da Netflix

Desporto

Josh Maja, o avançado de Paulo Sousa que estragou os planos da Netflix

Josh Maja, avançado nigeriano de 20 anos, trocou o protagonismo de uma série da Netflix pela possibilidade de jogar no Bordéus.

Artigo de Hugo Mesquita

04-12-2019

Josh Maja podia ser protagonista de uma série de sucesso da Netflix. As “acting skills” exigidas seriam apenas o visar as balizas adversárias, tal como tem começado a demonstrar ao serviço do Bordéus, equipa francesa treinada por Paulo Sousa. O cenário seria a modesta League One, em Inglaterra, mas o avançado preferiu jogar numa das cinco principais ligas europeias.

Seria em Sunderland ‘Til I Die, série da Netflix que fez grande sucesso entre os subscritores amantes de desporto da plataforma norte-americana. As câmaras acompanharam a época de 17/18, a que se seguiu à despromoção da equipa da Premier League. Josh Maja, tinha então 18 anos e um papel secundário nos “black cats”.

Leia ainda: Kai Havertz, o jovem “maestro” que toca piano e adora “Fortnite”

Spoilers à parte, a época não foi particularmente feliz para a equipa do Stadium of Light, que acabou por descer novamente de divisão, agora para a League One. Foi aqui que Josh Maja começou a mostrar um pouco da sua arte de marcar golos. Teve uma primeira volta de grande nível, com 15 golos marcados em 24 jogos. O guião parecia estar escrito para mais uma temporada de sucesso de Sunderland ‘Til I Die. Mas não foi assim.

Veja o vídeo com alguns dos seus melhores momentos ao serviço do Sunderland:

Josh Maja começa a convencer adeptos do Bordeús

Dificuldades no processo de renovação de contrato com o Sunderland (questões monetárias) fizeram com que Maja fosse para o Bordéus no mercado de Inverno dessa temporada. O desempenho da equipa do norte de Inglaterra nunca mais foi o mesmo. Ainda foram ao play-off de promoção, tendo sido derrotados pelo Charlton na final. O final feliz –  quase que exigido a uma série de sucesso – estava comprometido. E, pelo menos para já, a Netflix abandonou o projeto.

Esta temporada, 19/20, não está a ser muito melhor para o Sunderland. A equipa até tem se mostrado a um nível razoável, mas sente grandes dificuldades na hora de marcar golos. Josh Maja, por outro lado, sob o comando de Paulo Sousa, começa a cair no goto dos adeptos do girondins. Para isso muito contribuiu o hat-trick que marcou ao Nîmes.

Veja também: Joelinton, o novo Roberto Firmino que bate recordes de milhões em Inglaterra

“Foi um pouco difícil. Basicamente, eu queria ficar. Com o contrato certo, eu teria ficado”, disse ao Sunderland Echo. “Na altura, eu acho que o Sunderland não estava preparado para me dar o que eu queria, então quando a oportunidade de jogar numa das cinco principais ligas da Europa surgiu, eu não pude dizer que não”.

Com apenas 20 anos, e com formação em clubes como Manchester City, Fulham e o próprio Sunderland, o avançado nigeriano parece ter reunidas todas as condições para dar que falar no futuro. “Tenho ambições na minha carreira e na minha vida e isto é apenas um trampolim para mim”, desabafa.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

04-12-2019



RELACIONADOS