Jorge Mendes é considerado o super-agente do futebol internacional. O homem que abordou Nuno Espírito Santo numa discoteca e que acabou por transferir o então guarda-redes para o Deportivo da Corunha é hoje um dos homens mais influentes do desporto. Fundou a Gestifute e gere as carreiras de jogadores como Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva e de treinadores como Nuno Espírito Santo e José Mourinho. E hoje é o milionário mais mediático de Portugal.
O super-agente tem uma fortuna avaliada em 157 milhões de euros
Quem o garante é a Forbes. Que vai revelar a lista dos 45 mais ricos de Portugal. Entre eles, apesar de não estar no top 10 que continua a ser liderado pela família Amorim, está Jorge Mendes com uma fortuna avaliada em 157 milhões de euros. Número impressionante se tivermos em contra que o primeiro negócio do agente remonta a 1997, ano em que Nuno Espiríto Santo trocou o Vitória pelos espanhóis do Corunha.
Apesar de ser imediatamente associado a Cristiano Ronaldo e José Mourinho, o empresário é o responsável pela realização de vários negócios com grande impacto para o futebol. Numa altura em que estamos a quase dois meses do fecho do mercado, Jorge Mendes já mediou as transferências de João Cancelo (40 milhões) e Cristiano Ronaldo (100 milhões) para a Juventus. Tendo em conta que recebe uma percentagem dos valores e que é dos mais ativos nos mercados de transferências, torna-se mais fácil perceber como é que foi construída a fortuna.
Jorge Mendes é apenas o terceiro agente desportivo mais influente do mundo
Jorge Mendes é dos mais ricos de Portugal e a Forbes defende mesmo que é o mais mediático. Mas foi apenas o terceiro agente desportivo mais poderoso do ano passado, mais uma vez de acordo com a Forbes. E curiosamente, nem é o primeiro que centra a sua atividade no futebol. Scott Boras, com forte influencia nos Estados Unidos da América, é o primeiro da lista. O segundo lugar é ocupado por Constantin Dumitrascu, agente de Cavani, Philippe Coutinho e Matic. Só em terceiro lugar é que aparece Jorge Mendes.
Foto: Impala