O mundo do futebol está louco com o talento de Lamine Yamal. O jovem prodígio do Barcelona acaba de entrar para a história do futebol europeu ao ser o mais novo de sempre a marcar um golo num Euro. O extremo colocou a bola no fundo das redes com apenas 16 anos e 362 dias. Sendo que este marco ganha especial relevo a nível mundial.
Leia ainda: Equipamento principal do Sporting gera polémica: “A camisola de treino do Celtic de há 10 anos”
Se ao Euro juntarmos a história do Mundial, Lamine Yamal super Pelé, astro brasileiro que é o mais jovem de sempre a marcar um golo num Mundial. Algo que fez com 17 anos e 239 dias. O que faz com que o feito do jogador do Barcelona seja ainda mais impressionante. Mas é neste momento que juntamos Johnnier Montaño à conversa. É que se estamos a falar de Euros e de Mundiais é também justo mencionar a Copa América. E é aqui que entra o nome do antigo médio ofensivo colombiano. Que hoje, aos 41 anos, está já retirado do futebol.
Johnnier Montaño prometia muito, mas não correspondeu
Johnnier Montaño é o mais jovem de sempre a marcar um golo na Copa América. Algo que fez, frente à poderosa Argentina, quando tinha apenas 16 anos e 171 dias. Tudo aconteceu em 1999 e ainda hoje o ex-jogador tem o nome no Guiness devido ao feito. E quem é Johnnier Montaño? Na altura do golo histórico era visto como uma grande promessa do futebol colombiano. O que fez com que os italianos do Parma avançassem para a sua contratação nessa época.
Só que, em 2001, começou uma série de empréstimos. Até que, em 2004, regressa à Colômbia para defender as cores do Independiente Santa Fe. Daí até 2021 foi um saltar entre clubes colombianos e peruanos. Até que nesse ano pendurou as chuteiras. A nível de troféus há a salientar a conquista do título de campeão italiano e outro no Peru. Muito pouco para um jogador que muito prometia.
Barcelona recusa vender por 250 milhões de euros
Já com Lamine Yamal tudo parece, pelo menos para já, destinado a ser diferente. Com apenas 16 anos conta com um título de campeão em Espanha. Sendo que poderá, em breve, sagrar-se campeão Europeu pela Espanha. Avaliado em 90 milhões de euros, viu o Barcelona, clube de uma vida, recusar uma impressionante proposta de 250 milhões de euros feita pelos milionários do Paris Saint-Germain. Que faria com que fosse o jogador mais caro da história do futebol, superando os 222 milhões de euros que os franceses pagaram ao Barcelona para contratar Neymar. Ninguém sabe como será o futuro de Lamine Yamal, mas, para já, Johnnier Montaño é o único que se pode gabar de superar o prodígio espanhol.
Fotos: Reprodução Instagram