Antes do primeiro jogo da final da Conferência Este a probabilidade dos Miami Heat seguirem em frente era de apenas três por cento, mas quem tem Jimmy Butler sabe que não há impossíveis, como têm provado estes playoffs até ao momento. O conjunto da Florida arrancou esta eliminatória com uma vitória no TD Garden diante dos Boston Celtics, por 123-116, e já roubou o fator casa ao rival. Ao intervalo os visitados lideravam por 66-57, mas no terceiro período os Heat marcaram 46 pontos, o máximo da equipa num quarto em partidas dos playoffs, e estiveram sempre na frente até ao ao último segundo.
Jimmy Butler liderou os Miami Heat na vitória diante dos Boston Celtics
Butler registou 35 pontos, sete assistências, cinco ressaltos e seis roubos de bola, máximo de carreira para ele na fase a eliminar da liga, e juntou-se a Dwyane Wade como os únicos a conseguirem, pelo menos, 30 pontos e seis roubos de bola num jogo dos playoffs. Além disso, igualou Michael Jordan, que era o único até agora a terminar duas vezes uma partida fora de casa, com pelo menos 30 pontos, cinco ressaltos, cinco assistências e cinco roubos de bola.
Leia ainda: Os registos individuais que marcaram a fase regular da NBA
Com este triunfo, os Heat tornaram-se também apenas na quinta equipa a vencer o primeiro encontro fora em três rondas consecutivas, depois dos Hawks (2021), Knicks (1999), Bulls (1989) e Rockets (1981). Do lado dos Celtics, é preocupante a fragilidade que demonstra em casa, já que vai em quatro vitórias e quatro derrotas nestes playoffs, sendo certo também que facilmente consegue vencer fora, como demonstrou na eliminatória anterior com os Sixers, em que derrotaram o adversário duas vezes em Filadélfia.