Vida de Jesús Gil y Gil, o polémico presidente do Atlético de Madrid, transformada em série da HBO

Vida de Jesús Gil y Gil, o polémico presidente do Atlético de Madrid, transformada em série da HBO

Desporto

Vida de Jesús Gil y Gil, o polémico presidente do Atlético de Madrid, transformada em série da HBO

“El Pionero” é o nome da série que irá estrear ainda este ano e que estará centrada na vida daquele que é considerado o dirigente desportivo mais polémico de sempre em Espanha.

Artigo de Bruno Seruca

04-04-2019

Foi presidente e acionista máximo do Atlético de Madrid entre 1987 e 2003, ficando para a história como o presidente mais polémico do futebol espanhol. Agora, a vida de Jesús Gil y Gil vai dar lugar a uma série. “El Pionero” é uma produção da HBO de Espanha e tem estreia marcada ainda para este ano.

 

 

Trata-se de uma série não-ficcional sobre a vida do dirigente desportivo falecido em 2004, quando tinha 71 anos. A história estará dividida em quatro capítulos e contará com imagens de arquivo, material pessoal inédito e ainda entrevistas exclusivas com pessoas próximas de Jesús Gil y Gil. A HBO refere que “El Pionero” irá apresentar “um personagem único que seduziu Espanha durante anos”. Ou não estivéssemos a falar de um dirigente que protagonizou diversas polémicas.

“El Pionero” irá apresentar “um personagem único que seduziu Espanha durante anos”

“Ele tem todos os elementos de uma grande história, a começar pelo mais importante: um imprevisível e duplo protagonista, capaz de colocar em xeque as leis e instituições ao mesmo tempo que seduz espetadores e eleitores com o seu enorme magnetismo”, revela o realizador Enrich Bach.

Nascido em El Burgo de Osma, Soria, foi empresário e alcaide de Marbella. Em junho de 1987 chegou à presidência do Atlético de Madrid quando era sócio do clube apenas há seis anos. Passou 12 anos na presidência do clube, com muitas histórias e polémicas à mistura. Algumas delas envolvem Paulo Futre. O ex-jogador português chegou mesmo a dizer que Jesús Gil y Gil pediu à equipa para não ganhar um jogo ao Espanyol, que necessitava de pontuar para não descer de divisão.

Futre acusa Gil y Gil de querer que a equipa perdesse

“Quando já estávamos no hotel, em Barcelona, o presidente Jesus Gil y Gil vem ter comigo e diz-me: ‘Não podemos ganhar hoje. Diz aos teus colegas para não correr.’ Foi a única vez que me aconteceu uma coisa destas”, contou Futre ao Record. O antigo jogador conta ainda que o presidente disse ter chegado a acordo com o Espanyol para não vencer e receber um jogador do clube catalão na época seguinte. “Assim não quero jogar. Vai tu dizer-lhes isso”, respondeu. Algo que Jesús Gil y Gil acabou por fazerm sendo que os colconheros perderam por 3-1. “Nesse jogo fiquei no banco e nem sequer entrei. Os meus companheiros não se atreveram a criticá-lo. Era ele quem pagava os salários e ameaçou todos, dizendo que não pagava e que os despedia se não concordassem. Além disso, para nós, aquele jogo já não contava para nada”, conclui.

“Era ele quem pagava os salários e ameaçou todos, dizendo que não pagava e que os despedia”

Jesús Gil y Gil e Paulo Futre protagonizaram muitas histórias. Como aquela em que discutiram em direto num programa da Rádio Marca, em 2002. Depois de algumas críticas do ex-jogador, o presidente do clube entrou em direto no programa, acusando Futre de ter recusado a contratação de três jogadores para o clube. Jesús Gil y Gil chegou a estar preso em três ocasiões, tendo sido acusado de homicídio involuntário. Não existe a confirmação que estes episódios façam parte da série, mas é de esperar que Futre seja mencionado em “El Pionero”.

Enquanto dirigente do clube, o Atlético de Madrid conquistou um campeonato (1995/96), três Taças de Espanha (1991, 1992 e 1996). Sendo que o último ano correspondeu ao “doblete” pela conquista de campeonato e taça. Para a história fica ainda a descida de divisão, em 1999/2000. Em dezembro de 1999 um juiz decretou a sua demissão do clube, sendo que em abril de 2000 reassumiu o cargo. Acabou por apresentar a renúncia ao cargo em maio de 2003.

Fotos: Impala

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-04-2019



RELACIONADOS