Jaime Mata, o avançado sensação em Espanha que quase foi inspetor alfandegário

Jaime Mata, o avançado sensação em Espanha que quase foi inspetor alfandegário

Desporto

Jaime Mata, o avançado sensação em Espanha que quase foi inspetor alfandegário

O quarto lugar do Getafe na La Liga é sem dúvida uma das maiores surpresas desta temporada. O bom rendimento da equipa deve-se em muito aos golos de Jaime Mata.

Artigo de Hugo Mesquita

12-03-2019

A história de Jaime Mata dava para um daqueles filmes inspiradores que ensinam que com bastante perseverança e muito trabalho consegue-se tudo. O avançado espanhol é a maior figura de um Getafe que está a superar as expetativas de tudo e todos ao estar neste momento, a 11 jornadas do fim da La Liga, num surpreendente quarto lugar.

Esta é uma posição que coloca a equipa do Alfonso Pérez em posição de Liga dos Campeões. A presença na prova milionária seria algo inédito na história do clube fundado em 1983. Está à frente de outras equipas mais habituadas a estas andanças na tabela como Valência, Sevilha e Villarreal. E até mesmo do Bétis, que este ano fez um forte investimento para atacar os lugares europeus. À jornada 27, o Getafe tem já uma confortável diferença de quatro pontos para o quinto classificado, o também surpreendente Alavés.

Esta excelente prestação no campeonato espanhol não seria possível sem o contributo de Jaime Mata. Com o bis frente ao Huesca, o avançado espanhol soma agora 13 tentos, número que o coloca como o melhor marcador espanhol do campeonato. Numa lista geral encabeçada por Messi, com 26 golos, Mata é o quinto melhor marcador.

 

Jaime Mata estreou-se na La Liga com 29 anos

Tem sido principalmente em 2019 que Jaime Mata tem demonstrado os seus dotes goleadores. Desde o início do ano, apenas Messi tem mais golos que o avançado espanhol. Em 2019, na La Liga, apenas o pequeno astro argentino tem mais golos que o avançado do Getafe. Mata vai numa incrível série de cinco jogos consecutivos a balançar as redes adversárias.

Sem surpresa, o nome do avançado nascido em Madrid já circula como estando na órbita de Luís Enrique para próximas convocatórias da seleção espanhola. A chamada à principal seleção do seu país e a qualificação para a Liga dos Campeões são os seus dois grandes objetivos.

Leia também: Felipe Caicedo e a deslumbrante espanhola que lhe salvou a carreira

O que surpreende é que Jaime Mata não é um jovem jogador a dar os primeiros passos no futebol sénior. É verdade que esta é a sua época de estreia no principal campeonato espanhol, mas esta meta só a conseguiu alcançar com 29 anos (tem agora 30), depois de ter passado por todos os escalões do futebol espanhol.

Ainda mais surpreendente é o facto de nenhum observador ter conseguido reparar mais cedo no talento do avançado para visar as balizas adversárias. Ao longo da carreira foi demonstrando sempre números condizentes com um avançado de qualidade. No entanto, só agora, depois de ter sido o melhor marcador da segunda divisão espanhola (35 golos, melhor marca de sempre da competição), conseguiu por fim chegar à La Liga. E, diga-se, pelas mãos de um clube com poucos argumentos.

Junte-se a nós no Instagram

 

Licenciaturas em Administração e Finanças e em Comércio Internacional

Este passar despercebido quase lhe custou a carreira. Licenciado em Administração e Finanças e em Comércio Internacional, Jaime Mata esteve muito perto de se tornar inspetor alfandegário. Só um convite do Lleida, então na Segunda B espanhola, o demoveu de desistir da carreira de futebolista. Bem a tempo de encantar pelos principais estádios do seu país.

Numa altura em que se fala numa notória de falta de golos no Real Madrid e de um substituto competente para o lugar de Suárez no Barcelona, não deveria o nome de Jaime Mata começar a ser equacionado pelos principais tubarões do futebol espanhol e mundial?

Leia ainda: 5 razões que levam José Mourinho a preferir treinar o Paris Saint-Germain em vez do Real Madrid

Existe também o reverso da medalha. Adrián López e Alberto Bueno, também eles avançados espanhóis, destacaram-se na arte de marcar golos em Espanha. Depois de se transferirem para o FC Porto, não conseguiram justificar o talento que lhes era apontado.

Importa agora o presente e o futuro próximo. O sonho do Getafe, que conta com o português Antunes no elenco, vai se materializando, guiado pelos golos do melhor jogador da La Liga em fevereiro e que, pelo andar da carruagem, deverá repetir o feito também em março.

Foto: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

12-03-2019



RELACIONADOS